• exlibrisbrasil2020

2ª Exposição Internacional Ex-libris: marca de uma identidade

Atualizado: 8 de set. de 2021



Com o objetivo de divulgar a arte do ex-libris, o gravador e artista visual André de Miranda está organizado a “2ª Exposição Internacional EX-LIBRIS: marca de uma identidade”, que será realizada na 5ª. Temporada de Exposições do Museu Arte de Blumenau – MAB, Blumenau, Santa Catarina, Brasil, na sala Pedro Dantas (antiga sala Especial), aprovada por edital pela Fundação Cultural de Blumenau, com provável abertura no mês de novembro de 2021.Esta exposição estava agendada para 2020 e foi adiada em função da pandemia do Covid19.


A participação está aberta para artistas nacionais e estrangeiros que confeccionam ex-libris.



REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO


1. OBJETIVO


A exposição se propõe como divulgação e revitalização desta arte em miniatura, de caráter educativo, resgatando e divulgando o Ex-libris, que foi muito utilizado pelos bibliófilos no passado e amantes do livro.


O QUE É UM EX-LIBRIS?


O Ex-libris, é uma etiqueta, colada geralmente nas primeiras folhas de um livro, contendo o nome ou as iniciais do proprietário e podendo, através de uma imagem ou texto, indicar sua profissão, seus gostos, seu ideário etc.

Com origem do Latim, significa, literalmente, "dos livros de" ou "faz parte de meus livros", empregada para associar o livro a uma pessoa ou a uma biblioteca.

É o documento que garante ao dono de um livro a posse deste. A composição desses ex-líbris expressa claramente a maneira de ser do seu usuário, as suas tendências culturais e artísticas, os seus ideais, bem como outros elementos que caracterizam a pessoa que use essa marca bibliotecária.


2. PARTICIPAÇÃO


2.1. A inscrição é gratuita e poderão participar artistas brasileiros ou estrangeiros, não sendo um concurso nem salão, portanto, sem premiação, onde os artistas inscritos participarão, desde que estejam de acordo com este regulamento, assim como os critérios aqui estabelecidos.


3. INSCRIÇÃO


3.1. A inscrição é gratuita e deverá ser efetuada com data máxima de postagem dos Correios (prorrogado até o dia 10 de setembro de 2021)

Após esta data não serão mais aceitas inscrições e o recebimento fora deste prazo não participará da exposição.


3.2. Todas as obras que participaram da “1ª Exposição Internacional Ex-libris: marca de uma identidade” ocorrida em 2018 na Galeria do Sesc Tocantins, em Palmas – TO, estarão automaticamente inscritas e serão expostas. Os artistas que quiserem enviar outras obras, deverão preencher nova ficha de inscrição e currículo atualizado de no máximo 10 linhas.


Todos os inscritos poderão incluir documentação complementar sobre sua trajetória, anexando catálogos, convites, folders, etc. Caso envie mais de uma obra, é obrigatório uma ficha de inscrição para cada Ex-libris.


3.3. As obras deverão ser enviadas sem moldura e sem passe-partout e embaladas de maneira que não sejam danificadas durante o transporte, além da FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida e assinada, endereçada para:


ANDRÉ DE MIRANDA

Rua Morais e Silva, 138/204 Maracanã

20271-031 Rio de Janeiro – RJ – Brasil


3.4. Além de enviar pelos Correios as obras, a ficha de inscrição e o currículo resumido (máximo 10 linhas), o artista deverá também mandar por e-mail expo.inter.exlibris@gmail.com a ficha de inscrição TOTALMENTE PREENCHIDA E ASSINADA e o currículo em formato PDF ou WORD.


3.5. As obras serão digitalizadas pelo curador não tendo necessidade do artista enviar fotos das obras.


3.6. A imagem (mancha gráfica) deverá ter no máximo 13 X 13 cm e o papel com dimensões máximas formato A4. Todas as obras deverão ter uma margem para que o curador possa fixar o passe-partout. As obras deverão estar assinadas e datadas (ano)

O artista deverá enviar apenas um exemplar da obra ou de suas variantes como impressão em cores diferentes, etc.


3.7. Serão aceitas todas as técnicas de reprodução de imagem, desde que sejam originais, como xilogravura, linoleogravura, serigrafia, litografia, calcogravura (gravura em metal), carimbo, offset e arte digital.


3.8. No lado inferior do verso da obra, deverá estar escrito a lápis o nome do artista, técnica, ano e país.


3.9. As obras não serão devolvidas, ficando no acervo do curador para futuras exposições, as quais o artista exposto será comunicado e enviado material de divulgação, etc.


3.10. Caso seja elaborado um catálogo e/ou folder, o participante receberá por meio digital.


3.11. Todos os artistas receberão certificado de participação.


3.12. É obrigatório o uso da palavra EX-LIBRIS e o nome da pessoa o qual o Ex-libris é dedicado. (ver exemplos de alguns Ex-libris no Google).


3.13. Todas as despesas referentes à montagem das obras em passe-partout, molduras, etc, correrão por conta do Curador.


3.14. O artista inscrito concede ao curador André de Miranda, o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgação.


Quaisquer dúvida, entrar em contato com André de Miranda: expo.inter.exlibris@gmail.com






1.320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo