Ex libris é uma expressão latina que significa "dos livros de" e seu uso moderno se refere a uma etiqueta, frequentemente ornamentada, que tem a função de indicar a posse de um livro. Artistas como Albrecht Dürer, Picasso e M. C. Escher também foram atraídos pela tradição, se envolvendo na produção de ex-líbris, enquanto o ex-librismo nacional, por sua vez, foi muito bem representado por artistas como Alberto Lima e Jorge de Oliveira, cuja coleção foi adquirida e adicionada ao acervo da Biblioteca Central da UnB.
A partir de hoje (16/09) inaugura a exposição 'Ex-líbris: pequeno artefato artístico', fruto da parceria entre a Seção de Obras Raras da BCE e o Prof. Eduardo Belga (IdA), realizada por meio do projeto de extensão 'Ex-líbris e as técnicas de gravura'. A mostra exibirá ex-líbris criados por alunos da disciplina de Calcogravura, participantes do projeto de extensão Gravura Antiutópica, além de peças do acervo de Obras Raras.
Esta mostra também contará com ex-líbris dos membros do Grupo Ex-líbris Brasil (GELB), provenientes de doações feitas à Biblioteca Central da UnB.
Exposição Ex-líbris; pequeno artefato artístico
Período: 16 a 27 de setembro 2024 das 8h às 13h e 14h às18h.
Local: Seção de Obras Raras – BCE/UnB – 1º andar – Brasília, DF.
Comments