Por Mary Komatsu*
Mais uma grande dama homenageada neste mês é a Desembargadora Salete Maria Polita Maccalóz. Foi uma mulher de luta, preocupada com os direitos dos mais vulneráveis e referência para a militância Feminista.
Natural de Soledade (RS), no início da sua vida profissional foi professora no Rio Grande do Sul e depois atuou como Juiza Federal.
Após o seu falecimento em 2017, a família doou a sua biblioteca para 2 instituições entre eles: a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a do Tribunal Regional Federal 2ª Região (TRF2) e a do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF.
Além de obras impressas nas áreas de Direito, Filosofia, Artes e Literatura, a desembargadora possuía uma numerosa coleção de DVDs (cerca de dois mil itens) e também de um coleção de clássicos de histórias em quadrinhos, com clássicos como Flash Gordon, Príncipe Valente e Tico-tico.
Já o ex-líbris da jurista, desenhado por sua irmã Glaé Maccalóz é composto por esse carrinho de biblioteca que carrega alguns clássicos da literatura dentre os títulos estão: A Divina Comédia, a Bíblia Sagrada, a Constituição Federal e o Código Civil. Tem a descrição Ex-libris Dra Salete M. (Maria) Maccalóz. Tem em destaque a palavra CULTURA revelando o quanto a Salete valorizando a cultura e o conhecimento.
Conheça mais sobre essa grande mulher, na live "Ex-líbris da Desembargadroa Salete Maccalóz e sua coleção no Centro Cultural Justiça Federal" com a bibliotecária Kátia Leal da Silva:
*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.
Kommentare