top of page
  • exlibrisbrasil2020

As mulheres e seus ex-líbris: Jenny Dreyfus


Por Mary Komatsu*


Jenny Dreyfus nasceu em Pelotas, RS. Foi museóloga e especialista em Sigilografia desenvolveu uma bela coleção de ex-libris nacionais e estrangeiros, pessoais e institucionais com 1.511 exemplares que foi doada ao Museu da República em 1976.


Em 2018, conheci de perto essa coleção que está sob a guarda do Arquivo Histórico do Museu da República no Rio de Janeiro. Fui recebida pela historiadora Silvia Pinho, que apresentou todo o acervo de ex-líbris. Fiquei impressionada com a variedade de ex-líbris e como está bem organizada e preservada. Figuram além do ex-líbris da própria Jenny Dreyfus, os ex-libris de Alvarus, Bastos Tigre, Clóvis Bornay, Rubens Borba de Moraes, Hagar Espanha, Vital Brasil. entre outros.



O arranjo foi concebido pela própria colecionadora, contendo informações como o nome do ilustrador, técnica utilizada, nome do colecionador, entre outros. Os ex-líbris estão colados nestes formulários elaborados pela própria Jenny e acondicionados em caixas confeccionadas pela própria instituição. A coleção está identificada e catalogada seguindo as normas arquivísticas.



Confira mais informações na live com a historiadora Silvia Pinho na Caçadora de Ex-líbris:





*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page