• exlibrisbrasil2020

Ex-libris de Elza Guerra Aleman

Atualizado: 5 de mar. de 2021


Elza com 81 anos é uma das poucas colecionadoras mulheres que coleciona essa arte em miniatura, os ex-libris. Conheça mais sobre o seu ex-líbris pessoal.

Criação e desenho de Alemán (José Luís Alemán Alvarez). Computação gráfica – 60X85 – PB e verde – ano 2001. Composto por três elementos que identificam a personalidade da utente: pássaros, pela admiração a esses animais, o símbolo celta de seus antepassados da Galícia e o deus Mercúrio, pelo gosto pela comunicação, pelo comércio, por viagens e ter nascido sob o signo de gêmeos.

Elza Guerra Alemán (1939 - São Paulo, SP). Nos anos 1980 recebeu uma coleção de ex-líbris de Antônio Jacinto Teixeira Junior, importante colecionador. Este foi muito amigo de Manuel Alemán Ortiz, também colecionador e sogro de Elza. A coleção foi realmente incrementada no início do novo século, com muita troca de correspondência com colecionadores cujos nomes foram encontrados em meio de documentos de Jacinto e Manuel. Até os anos 2006 o número de exemplares quase que dobrou. Daí a esta data novamente a coleção ficou esquecida. Há pouco mais de dois meses Elza reabriu as pastas e pretende, com novos e antigos amigos, trocar conhecimento sobre esses pequenos exemplos da arte gráfica. Dados fornecidos pela própria colecionadora.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo