• exlibrisbrasil2020

Ex-líbris de Waldemar Bergamini de Sá

Por Mary Komatsu*


O ex-líbris de Waldemar Bergamini de Sá desenhado por Alberto Lima em 1948, apresenta elementos que revelam provavelmente a profissão do seu proprietário, como a balança e a tábua das leis (ciências jurídicas) e a roda dentada, cornucópia e a folha de alcantro (elementos do símbolo do economista).



Ex-líbris de Waldemar Bergamini de Sá. Desenho de Alberto Lima, 1948.

Revela também a devoção pela terra natal, como o Chafariz da Carioca que existiu entre 1848 ao início do século XX. Em estilo neoclássico, o Chafariz foi projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny e veio substituir o antigo chafariz existente na época, para suprir o abastecimento de água da população. Foi demolido em 1925 e atualmente é o Largo da Carioca no centro do Rio.


Chafariz do Largo da Carioca. Acervo do Instituto Moreira Salles. Fotografia: Marc Ferrez.

Na parte de cima do ex-líbris possui uma divisa escrito Ex-libris e logo abaixo o símbolo da arquitetura, constituído por dois dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais: o compasso, localizado na parte de cima do desenho, e o esquadro, posicionado na parte debaixo. Os dois elementos em conjunto, representam o céu e a terra. Curiosamente, o símbolo da arquitetura é também um dos símbolos maçônicos.


REFERÊNCIAS


BERTINAZZO, Stella Maris de Figueiredo. Ex libris: pequeno objeto do desejo. Colab. De Sara Seilert, Simone de Oliveira Matos, Rosangela Roosevelt. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. p. 196-97.


BOLETIM DA SOCIEDADE DE AMADORES BRASILEIROS DE EX LIBRIS, n. 3, janeiro de 1949. p. 12.


AS HISTÓRIAS dos monumentos do Rio de Janeiro. [s.l.], [s.d]. Disponível em: http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com/2013/10/os-chafarizes-que-desapareceram-na.html




*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo