• exlibrisbrasil2020

Ex-líbris do Centro Excursionista Brasileiro

Por Mary Komatsu (Caçadora de Ex-líbris)


É uma grande alegria ver novas descobertas ex-libristas aparecendo nas instituições e acervos e colocando a cara no mundo.


A bibliotecária Maria Auxiliadora Nogueira, conhecida por Dôra, foi minha colega na faculdade no curso de biblioteconomia. Além de ser bibliotecária, ela é amante da natureza, faz trilhas e é apaixonada pelo montanhismo. Atualmente é Diretora do Centro Excursionista Brasileiro no Rio de Janeiro. Esse clube tem 102 anos, foi fundado em 1º de novembro de 1919. É o primeiro clube de montanhismo no país.


Desde 2016, como uma boa bibliotecária, a Dôra, vem tratando o acervo do centro, que possui vários documentos antigos, assim como diversas fotografias do clube.

Durante a organização, ela ficou surpresa por encontrar esses ex-líbris! Os ex-líbris estão soltos e foram todos confeccionados exclusivamente para o Centro Excursionista Brasileiro. Com destaque para o ex-líbris comemorativo pelo cinquentenário “Conquista do Dedo de Deus” desenhado pelo artista e ex-librista Alberto Lima em 1962. Podemos observar que em todos os ex-líbris aparece a imagem do pico do Dedo de Deus, assim como no emblema do clube. No website institucional, faz referência sobre a escolha do pico do Dedo de Deus, como a montanha-símbolo do CEB, em homenagem aos cinco montanhistas teresopolitanos que escalaram e atingiram o topo da montanha em abril de 1912.


Uma curiosidade: Em 1954, foi realizada a 1ª Exposição de ex-líbris do Centro Excursionista Brasileiro no Rio de Janeiro, onde foi produzido um catálogo da mostra, organizada por Jayme Borges de Araújo e Alberto Lima.



Dôra ficou tão empolgada com a descoberta, que pretende futuramente expor os ex-líbris no museu do CEB.


Conheça mais sobre o CEB: https://www.ceb.org.br/sobre/historia-do-ceb/

Fotos cedidas pela Maria Auxiliadora Nogueira.

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo