top of page

II Encontro de Ex-librismo reúne participantes de todo o Brasil no Museu Nacional de Belas Artes

Atualizado: há 2 dias

Por Mary Komatsu (Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris) 


No dia 22 de maio de 2026, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi palco do II Encontro de Ex-librismo Ex-líbris: Arte Miniatura e Memória Gráfica no Brasil Contemporâneo. O evento promovido pela Caçadora de Ex-líbris reuniu pesquisadores, artistas, colecionadores, bibliotecários, estudantes e apaixonados pelo universo do livro em um dia inteiramente dedicado à valorização do ex-líbris e de sua importância para a história da arte, da bibliofilia e da memória gráfica.



Apesar da chuva e do frio que marcaram a sexta-feira na cidade do Rio de Janeiro, o público compareceu com entusiasmo, demonstrando o crescente interesse por essa arte tão singular. Além dos participantes cariocas, tivemos a alegria de receber pessoas vindas de diferentes estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal. Essa diversidade geográfica evidenciou o alcance nacional do encontro e a força da rede de estudiosos e admiradores do ex-librismo.



A realização do evento no Museu Nacional de Belas Artes teve um significado especialmente simbólico. Foi nesse mesmo espaço que, em 1942, aconteceu a 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris, considerada um marco na divulgação dessa arte no país. Retornar ao museu para promover a segunda edição do encontro representou, portanto, um reencontro com a própria história do ex-librismo brasileiro.


A programação da manhã teve início com a abertura oficial do evento, conduzida por Mary Komatsu, bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris, e por João Leal, diretor substituto do Museu Nacional de Belas Artes. O momento marcou o início de um dia dedicado à valorização do ex-librismo, da memória gráfica e da cultura do livro.



Em seguida, teve início o ciclo de palestras, que proporcionou ao público uma rica imersão no universo dos ex-líbris. Participaram como palestrantes Stefanie Freire Cavalcanti (UNIRIO), Luiz Felipe Stelling (IFRJ), Raphael Diego Greenhalgh (Biblioteca Central da UnB) e Jeanne Beserra Lopez (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin). Ao longo das apresentações, foram abordados temas relacionados à história do ex-líbris, à bibliofilia, às marcas de proveniência e à relevância dessas pequenas estampas como documentos de identidade, memória e expressão artística.



As palestras despertaram grande interesse do público e promoveram importantes reflexões e trocas de experiências entre pesquisadores, profissionais da informação, colecionadores e admiradores da arte ex-librista.


Ao final da programação da manhã, o encontro contou com um momento de descontração e integração entre os participantes, com o sorteio de brindes especiais para a plateia, tornando a experiência ainda mais acolhedora e memorável.


No período da tarde, aconteceu a aguardada Oficina de Criação de Ex-líbris em Xilogravura, ministrada pelos artistas e gravadores André de Miranda e Patrícia Pedrosa. Em uma experiência prática e envolvente, os participantes colocaram literalmente a mão na massa e puderam compreender as etapas do processo artesanal de criação de um ex-líbris, desde o entalhe da matriz até a impressão final. A oficina permitiu vivenciar, de forma concreta, técnicas semelhantes às utilizadas pelos pioneiros dessa arte.



Ao longo de todo o evento, os participantes também puderam apreciar uma mostra de ex-líbris, com exemplares que evidenciaram a riqueza estética e simbólica dessa produção. 


Vivenso e Scansystem
Vivenso e Scansystem

O encontro contou ainda com a presença dos patrocinadores Ricardo Monteiro, da ScanSystem, e Madalena Mello Moraes Silveira, da Vivenso, cujo apoio foi fundamental para a realização desta segunda edição.


Mais do que um evento acadêmico e cultural, o II Encontro de Ex-librismo foi um espaço de convivência, aprendizado e troca de experiências, fortalecendo vínculos entre pessoas unidas pelo interesse comum na arte gráfica, na história do livro e na preservação da memória.


A realização do II Encontro de Ex-librismo só foi possível graças ao apoio do Museu Nacional de Belas Artes, da REDARTE/RJ, ScanSystem, Vivenso, CRB-7, SINDIB/RJ, GIDJ/RJ, Biblioteca Central da UnB, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Papelaria México e Papeltri, além da dedicação dos palestrantes, artistas/gravadores, parceiros e participantes que acreditaram na proposta e contribuíram para o sucesso do evento.


Uma parte do Grupo Ex-líbris Brasil - GELB reunidos no encontro.
Uma parte do Grupo Ex-líbris Brasil - GELB reunidos no encontro.

Registro um agradecimento especial a todos que estiveram presentes e ajudaram a tornar esse dia tão memorável. Que este encontro inspire novas pesquisas, coleções e iniciativas, mantendo viva e cada vez mais forte a tradição do ex-librismo no Brasil.


Confira o registro deste grande encontro no álbum de fotos:


Assista no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris:


Ciclo de Palestras



Oficina de Criação de Ex-líbris em Xilogravura

Ministrada pelos artistas e gravadores André de Miranda e Patrícia Pedrosa:


 


 


1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madalena Mello
25 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Parabéns, Mary! Foi excelente🙌

Curtir
bottom of page