• exlibrisbrasil2020

Ciclo de Palestras "As Marcas de Proveniência e a Cultura Material"

Atualizado: 31 de out. de 2020


No mês de outubro de 2020 está aconteceu o Ciclo de Palestras “ As Marcas de Proveniência e a Cultura Material”, promovido pelo Projeto de Pesquisa “A Eloquência dos Livros: marcas de Proveniência Bibliográfica” e o Depto de Biblioteconomia da UNIRIO.

Em formato virtual, foram 22 sessões e 31 palestras, 2 mesas redondas e 1 curso, tendo a participação de convidados de estados do Brasil, Estados Unidos, Portugal, México, Argentina, Espanha e Inglaterra.

No dia 15 de outubro tive a honra de participar com o trabalho "Ex-Líbris: pequeno objeto de arte nos acervos bibliográficos" em que apresentei um relato de experiência sobre a construção de uma exposição virtual com a temática sobre Ex-Líbris nos acervos do Museu Nacional de Belas Artes para a plataforma do Projeto Google Art e das visitas técnicas de algumas instituições brasileiras que possui acervos de Ex-Líbris, com o intuito de expor um panorama geral sobre essa coleção e refletir sobre o papel do Ex-líbris como objeto de arte. São elas: Biblioteca Nacional, RJ; Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba; Biblioteca Central da UNB, Brasília; Museu Imperial, RJ e Museu da República, RJ. São coleções provenientes de doações de particulares como no caso da Jenny Dreyffus (Arquivo do Museu da República), Jorge de Oliveira (Biblioteca Central da UnB) e de Ely Azambuja Germano (Biblioteca Pública do Paraná).

Essa e todas as palestras estão disponíveis através deste link:

https://www.youtube.com/channel/UCfq0cBlyEr_GPfGh3JDbvsg

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo