E-books sobre Ex-líbris

Caçadora de Ex-líbris

Ex-líbris, marca de uma identidade e o processo de criação.  (André de Miranda)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.

Este e-book é o 1º volume da Série Artistas das lives da Caçadora de Ex-líbris no canal do youtube.  Nesta primeira edição temos a participação do gravador André de Miranda realizada no dia 24 de setembro de 2020. 

ISBN: 978-65-00-17267-6

Ex-Líbris de Jorge de Oliveira: a resistência.  (Gerson Witte)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.

Segundo volume da Série Artistas, em homenagem ao artista e ex-librista Jorge de Oliveira, é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 21 de novembro de 2020, com a participação de Gerson Witte. Ele nos contou a história de Jorge de Oliveira e da convivência com um dos mais importantes ex-libristas brasileiros. Detalhes sobre a entrevista com o artista, os artigos acadêmicos, das técnicas artísticas e gráficas que utilizava. Também da mágoa pelo esquecimento e falta de reconhecimento para a importância da sua obra.

ISBN: 978-65-00-20835-1

A trajetória do livro através do ex-líbris: as coleções bibliográficas da Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza. (Ana Wanessa Bastos)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.

Este quinto volume da Série Bibliotecas é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 19 de agosto de 2021, com a participação da Bibliotecária Ana Wanessa Bastos. Apresenta os Ex-Líbris identificados nos livros das coleções bibliográficas da Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza. Aborda os Ex-Líbris sob a perspectiva social da raridade, ainda em processo de construção. Esta vinheta pode impulsionar a difusão do livro (objeto) para além do conteúdo e promover conexões entre diferentes bibliotecas e seus respectivos acervos.

ISBN: 978-65-00-35006-7

Ex-líbris atribuído: uma marca cultivada.  (Ana Virginia Pinheiro)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu
Este primeiro volume da Série Bibliotecas é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 10 de setembro de 2020, com a participação da Bibliotecária Ana Virginia Pinheiro, que abordou os seguintes tópicos : conceito de ex-libris-etiqueta, ex-líbris factício, ex-líbris atribuído.

ISBN: 978-65-00-17704-6

Ex-Líbris como objeto de coleção e estudo (Luiz Felipe Stelling)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.

Este terceiro volume da Série Bibliotecas é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 27 de agosto de 2020, com a participação de Luiz Felipe Stelling. Ele apresenta os seguintes tópicos: Conceito de ex-líbris, Tipos de ex-líbris, Sociedades de colecionadores, Técnicas de impressão, Proveniência dos ex-líbris, sobre a sua coleção particular de ex-líbris e a exposição e o livro da ABL.

ISBN: 978-65-00-24505-9

O Ex-Líbris da Biblioteca Nacional do Brasil: uma abordagem histórica.  (Rosângela Rocha Von Helde)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.

Este segundo volume da Série Bibliotecas é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 25 de novembro de 2020, com a participação da Bibliotecária Rosângela Rocha Von Helde. Relata a pesquisa das bibliotecárias do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) Rosângela Rocha Von Helde e Andréia de Souza Pinheiro, que culminou no estudo inédito sobre as marcas de propriedade da Biblioteca Nacional.

ISBN: 978-65-00-18822-6

Ex-líbris: sua conservação e restauração como meio para assegurar propriedade, histórico, trajetória e segurança das obras. (Jandira Flaeschen)
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.

Este quarto volume da Série Bibliotecas é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 28 de janeiro de 2021, com a participação da Conservadora-restauradora Jandira Flaeschen, onde foram abordados os seguintes tópicos: Por que os conservadores-restauradores precisam se preocupar com a preservação deste elemento?; Tipos de ex-líbris mais comuns; Suporte e técnicas; Exemplos de procedimentos de conservação e restauração; O ex-líbris da Biblioteca Nacional.

ISBN: 978-65-00-28174-3 

Colecionismo de Ex-libris: abordagens sobre coleções na UFMG.” (Diná Araújo).
 
Entrevista, Organização e Notas de Mary Komatsu.⠀⠀
 
Neste sexto volume da Série Bibliotecas é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Ex-líbris em 12 de novembro de 2020, com a participação da Bibliotecária Diná Araújo. Ela aborda sobre o colecionismo de ex-libris presente em coleções bibliográficas especiais no Brasil, tendo como objeto de análise duas coleções que estão resguardadas no Acervos de Obras Raras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesse caso, a coleção de dois bibliotecários - Décio Pereira de Vasconcelos e Alexandre Medeiros - que doaram seus acervos para a Universidade. Apresentação das iniciativas para a organização (arranjo e descrição), conservação (preventiva, curativa) adotadas para as coleções bem como as iniciativas para pesquisa e difusão das coleções.
ISBN: 978-65-00-48812-8
 

 

 

 

 

 

 

 

Outras edições ex-libristas

Marcas de Proveniência Bibliográfica: um estudo sobre os Ex-líbris (Alissa Esperon Vian e Marcia Rodrigues)
Este livro tem suas origens em uma pesquisa realizada durante o ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesauisas em Informação e Memória (GEPIM), no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, as autoras eram aluna e professora. Agora, parceiras de pesquisa e colegas de profissão. O estudo empreendido teve como universo de pesquisa um tipo específico de marca de proveniência bibliográfica: o ex-líbris. A obra aborda as temáticas ilustradas nessas pequenas etiquetas, algumas definições e nos desperta conhecer um pouco mais sobre este universo ex-librista.

ISBN: 978-65-5754-044-2

Confira a LIVE com as autoras.

Alberto Lima 1898-1971 - artista, heraldista, ex-librista: homenagem do GELB

Organizadores: Marcelo da Silva Calheiros e Mary Komatsu

Em 2021 comemorou os 50 anos de falecimento do artista e ex-librista brasileiro Alberto Lima. E para homenagear esse grande momento do ex-librismo, o  Grupo Ex-líbris Brasil - GELB organizou o primeiro livro comemorativo  intitulado Alberto Lima 1898-1971 - artista, heraldista, ex-librista: homenagem do GELB." Além da versão impressa, agora estará disponível a versão digital para que o público possa prestigiar e conhecer mais sobre a arte do ex-líbris e do seu homenageado.

ISBN: 978-65-00-38015-6

Confira a LIVE de lançamento.

Ex-líbris: marca de uma identidade - 2ª mostra internacional.

Curadoria: André de Miranda. 

O E-book é resultado da"2ª Exposição Internacional EX-LÍBRIS: marca de uma identidade", promovido pelo Museu de Arte de Blumenau no período de 25 de novembro de 2021 a 16 de fevereiro de 2022. Nesta edição reúne artistas contemporâneos representados por 12 países, apresentando 240 ex-libris contemporâneos, utilizando-se de diversas técnicas de gravura, entre elas: a xilogravura, a linoleogravura, a gravura em metal e o desenho digital.  André de Miranda, presta uma digna homenagem ao ex-librista Alberto Lima, que em 2021 completou 50 anos de falecimento.

ISBN: 978-65-00-40170-7

Confira a LIVE da Lançamento.