top of page

Fontes de Informação sobre Ex-líbris 

 

 

 

 

 

 

ALEMANHA

>Deutsche Exlibris Gesellschaft (DEG)

Fundada em Berlim em 1891 com o nome Ex-libris-Vereins zu Berlin. Essa sociedade, assim como a britânica, tem por objetivo promover o estudo, o colecionismo e a arte dos ex-líbris, por meio da publicação de anuários e comunicações, e a realização de conferências, reuniões de intercâmbio e exposições.

ARGENTINA

>Ex libris Argentina

Blog argentino sobre ex-líbris com textos e ilustrações dos principais artistas do gênero. Os conteúdos publicados são parte das pesquisas de um grupo de estudiosos argentinos e colecionistas de ex-líbris. Administrado por Daniel Salaverria. 

AUSTRÁLIA

>New Australian Bookplate Society

A Sociedade, fundada em 2006, busca promover a conscientização sobre os ex-libris como uma forma de arte contemporânea e viva, mas com uma história que remonta à época dos Faraós. Publica um boletim informativo trimestral.

ÁUSTRIA

>Sociedade Austríaca de Exlibris

A Sociedade Austríaca de Ex-Libris (ÖEG) foi fundada em 1903 com o objetivo de manter os ex-libris como bens culturais, artísticos e coletivos.

BÉLGICA

>Museu Municipal de Sint-Niklaas

Possui uma importante coleção internacional de ex-líbris composta também por gráficos, ilustrações, esboços, placas de impressão e todo tipo de informação e documentação sobre os ex-líbris e outros documentos relacionados, como recortes de imprensa, correspondência, pôsteres, convites, etc.

BRASIL

>Bruna Kim - Ex-libris

Site da artista, marceneira e professora que produz ex-líbris.

>Caçadora de Ex-líbris

Tem como objetivo é divulgar, colaborar e compartilhar esse universo de pequenas obras de arte que estão em bibliotecas, museus e colecionadores. de arte. Administrado por Mary Komatsu.

>Catálogo dos Ex-libris Brasileiros
Traz um breve panorama e uma relação parcial dos ex-líbris no Brasil.

>Coleção de Ex Libris de Jorge de Oliveira

Em setembro de 2018 a Biblioteca Central da Universidade de Brasília recebeu a doação da coleção de ex-líbris do desenhista e exlibrista Jorge de Oliveira. Composta por 2500 ex-líbris e cerca de 40 livros, revistas e catálogos, a doação foi feita pela sua esposa Arnida Borille de Oliveira e por seu filho, André Borille de Oliveira. A coleção é composta de ex-líbris originários de diversos países, incluindo o Brasil, elaborados e produzidos por diferentes artistas

 

>Ex-libris.

O blog é gerenciado pelo Reginaldo Santos, que além de vender, ele também coleciona ex-líbris. Neste blog ele apresenta parte de sua coleção.  

>Frontispício
O blog Frontispício trata de assuntos contidos no âmbito da História do Livro e das Bibliotecas e tem como objetivo difundir o conhecimento na área histórica da Biblioteconomia.

>Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental 

Página do GEPPBD, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

>Incunábulos

Lançado em 2012, o Incunábulos tem por objetivo servir como espaço para divulgação de conteúdos sobre História do livro e das bibliotecas e Gestão de acervos bibliográficos especiais. Esta página prioriza a publicação e repercussão de artigos, informativos sobre eventos, matérias referentes aos temas supracitados e tópicos correlacionados.

>Proveniência Bibliográfica

Site do Projeto de Pesquisa em Proveniência Bibliográfica desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória da Universidade Federal do Rio Grande (GEPIM/FURG).

>Repositório de Marcas de Proveniência da Biblioteca Rio Grandense

Propõe a identificação, catalogação, digitalização e disponibilização dos registros fotográficos digitais das marcas de propriedade presentes no acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense em catálogo on-line, tendo por objetivo colaborar na recuperação da história da formação das coleções pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense. 

DINAMARCA

>Art-Exlibris.net

Criado em 2012 pelo Museu de Arte de Frederikshavn. Com o objetido de compartilhar exlibris das coleções do museu e particulares.

>Museu de Arte Frederikshavn

Possui a maior coleção de ex-libris do mundo e a maior biblioteca especializada do Norte da Europa, que inclui obras de referência, revistas, catálogos, etc., ex-líbris. Permite o acesso ao acervo digital através do art-exlibris.net

ESPANHA

>Biblioteca Geral Histórica da Universidade de Salamanca

Projeto que apresenta o vocabulário associado com a imagem da marca de proveniência.

>Biblioteca Real

Através da Base de Dados dos ex-libris da Biblioteca Real você pode acessar uma importante coleção de ex-líbris pertencente à Biblioteca, bibliófilos e reis e membros da Casa Real.

>Ex-líbris Cervantino

Catálogo com mais de 1.000 ex-líbris com a temática sobre Dom Quixote.

ESTADOS UNIDOS

>Ex libris Art

Dedicado à coleção de Ex Libris e Bookplate Art.

FRANÇA

>Association Française pour la Connaissance de l'Ex-libris

A AFCEL é atualmente a única empresa francesa especializada em ex-libris, sua história, seu estudo, sua criação, sua coleção. Reúne investigadores, artistas, coleccionadores e, mais simplesmente, amigos do ex-libris. A sua sede, que se situava em Nancy, foi recentemente transferida para a Biblioteca Bénédictina e Municipal de Saint Mihiel (Meuse), em instalações disponibilizadas pela Câmara Municipal de Saint Mihiel.

>Bibliopat
É uma associação regida pela lei de 1901, que foi criada em maio de 2006.Apresenta neste link uma Lista de termos relativos a marcas de proveniência.

HUNGRIA

>Hungarian Ex Libris Collectors and Friends of Graphics Association

Em 17 de julho de 1967, o dr. Petrikovits László dentista e notável colecionador de arte doou 400 mil cartões postais, e muitos ex libris, livros, objetos arqueológicos, etnográficos e obras de arte para a cidade em uma escritura de doação. O Museu Zemplén também possui um acervo ex libris de trinta e cinco mil peças.

>The Hungarian Kisgrafika Friends Association 

Uma associação de colecionadores e ex-líbris húngaros.

>Hungarian Virtual Exlibris Museum

O 1º Museu Virtual Húngaro de Exlibris apresenta ex libris, pequenos gráficos, gráficos ocasionaisAproximadamente. 65.000 ex-libris.

INGLATERRA

>Consortium of European Research Libraries (CERL)

Inclui recursos de proveniência on-line, organizados por região geográfica.

>The BookPlate Society

Criada em 1972, é uma sociedade britânica de colecionadores, pesquisadores, bibliófilos e artistas. Essa sociedade é descendente direta da primeira organização do gênero, a Ex Libris Society, 1891-1908. Tem como objetivos incentivar a produção, uso, coleção, estudo e pesquisa de ex-líbris, a promoção de exposições, palestras e encontros, assim como a edição de publicações sobre o tema.

PORTUGAL

>Academia Portuguesa de Ex-libris

É uma associação sem fins lucrativos, sediada em Lisboa, que se dedica à promoção, estudo e divulgação dos ex-líbris.

bottom of page