Fontes de Informação sobre Ex-líbris
ALEMANHA
>Deutsche Exlibris Gesellschaft (DEG)
Fundada em Berlim em 1891 com o nome Ex-libris-Vereins zu Berlin. Essa sociedade, assim como a britânica, tem por objetivo promover o estudo, o colecionismo e a arte dos ex-líbris, por meio da publicação de anuários e comunicações, e a realização de conferências, reuniões de intercâmbio e exposições.
ARGENTINA
Blog argentino sobre ex-líbris com textos e ilustrações dos principais artistas do gênero. Os conteúdos publicados são parte das pesquisas de um grupo de estudiosos argentinos e colecionistas de ex-líbris. Administrado por Daniel Salaverria.
AUSTRÁLIA
>New Australian Bookplate Society
A Sociedade, fundada em 2006, busca promover a conscientização sobre os ex-libris como uma forma de arte contemporânea e viva, mas com uma história que remonta à época dos Faraós. Publica um boletim informativo trimestral.
ÁUSTRIA
>Sociedade Austríaca de Exlibris
A Sociedade Austríaca de Ex-Libris (ÖEG) foi fundada em 1903 com o objetivo de manter os ex-libris como bens culturais, artísticos e coletivos.
BÉLGICA
>Museu Municipal de Sint-Niklaas
Possui uma importante coleção internacional de ex-líbris composta também por gráficos, ilustrações, esboços, placas de impressão e todo tipo de informação e documentação sobre os ex-líbris e outros documentos relacionados, como recortes de imprensa, correspondência, pôsteres, convites, etc.
BRASIL
Site da artista, marceneira e professora que produz ex-líbris.
Tem como objetivo é divulgar, colaborar e compartilhar esse universo de pequenas obras de arte que estão em bibliotecas, museus e colecionadores. de arte. Administrado por Mary Komatsu.
>Catálogo dos Ex-libris Brasileiros
Traz um breve panorama e uma relação parcial dos ex-líbris no Brasil.
>Coleção de Ex Libris de Jorge de Oliveira
Em setembro de 2018 a Biblioteca Central da Universidade de Brasília recebeu a doação da coleção de ex-líbris do desenhista e exlibrista Jorge de Oliveira. Composta por 2500 ex-líbris e cerca de 40 livros, revistas e catálogos, a doação foi feita pela sua esposa Arnida Borille de Oliveira e por seu filho, André Borille de Oliveira. A coleção é composta de ex-líbris originários de diversos países, incluindo o Brasil, elaborados e produzidos por diferentes artistas
O blog é gerenciado pelo Reginaldo Santos, que além de vender, ele também coleciona ex-líbris. Neste blog ele apresenta parte de sua coleção.
>Frontispício
O blog Frontispício trata de assuntos contidos no âmbito da História do Livro e das Bibliotecas e tem como objetivo difundir o conhecimento na área histórica da Biblioteconomia.
Lançado em 2012, o Incunábulos tem por objetivo servir como espaço para divulgação de conteúdos sobre História do livro e das bibliotecas e Gestão de acervos bibliográficos especiais. Esta página prioriza a publicação e repercussão de artigos, informativos sobre eventos, matérias referentes aos temas supracitados e tópicos correlacionados.
Site do Projeto de Pesquisa em Proveniência Bibliográfica desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória da Universidade Federal do Rio Grande (GEPIM/FURG).
>Repositório de Marcas de Proveniência da Biblioteca Rio Grandense
Propõe a identificação, catalogação, digitalização e disponibilização dos registros fotográficos digitais das marcas de propriedade presentes no acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense em catálogo on-line, tendo por objetivo colaborar na recuperação da história da formação das coleções pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense.
DINAMARCA
Criado em 2012 pelo Museu de Arte de Frederikshavn. Com o objetido de compartilhar exlibris das coleções do museu e particulares.
Possui a maior coleção de ex-libris do mundo e a maior biblioteca especializada do Norte da Europa, que inclui obras de referência, revistas, catálogos, etc., ex-líbris. Permite o acesso ao acervo digital através do art-exlibris.net
ESPANHA
>Biblioteca Geral Histórica da Universidade de Salamanca
Projeto que apresenta o vocabulário associado com a imagem da marca de proveniência.
Através da Base de Dados dos ex-libris da Biblioteca Real você pode acessar uma importante coleção de ex-líbris pertencente à Biblioteca, bibliófilos e reis e membros da Casa Real.
>Biblioteca Universitaria. Universidad de Las Palmas de Gran Canaria - O acervo documental Exlibris da Biblioteca Universitária da ULPGC mostra a riqueza, tanto artística como histórica, das marcas de propriedade do livro.
Catálogo com mais de 1.000 ex-líbris com a temática sobre Dom Quixote.
ESTADOS UNIDOS
Dedicado à coleção de Ex Libris e Bookplate Art.
FRANÇA
>Association Française pour la Connaissance de l'Ex-libris
A AFCEL é atualmente a única empresa francesa especializada em ex-libris, sua história, seu estudo, sua criação, sua coleção. Reúne investigadores, artistas, coleccionadores e, mais simplesmente, amigos do ex-libris. A sua sede, que se situava em Nancy, foi recentemente transferida para a Biblioteca Bénédictina e Municipal de Saint Mihiel (Meuse), em instalações disponibilizadas pela Câmara Municipal de Saint Mihiel.
>Bibliopat
É uma associação regida pela lei de 1901, que foi criada em maio de 2006.Apresenta neste link uma Lista de termos relativos a marcas de proveniência.
GRÉCIA
>Theogony Hellenic Ex Libris Society - Criado em 2012 na Grécia para promover a arte do Ex- Líbris no país. Artistas, Colecionadores, Críticos, Bibliófilos e Historiadores de Arte, que compartilham o mesmo amor e entusiasmo por esta forma particular de arte de gravar placas de livros, os ex-líbris.
HUNGRIA
>Hungarian Ex Libris Collectors and Friends of Graphics Association
Em 17 de julho de 1967, o dr. Petrikovits László dentista e notável colecionador de arte doou 400 mil cartões postais, e muitos ex libris, livros, objetos arqueológicos, etnográficos e obras de arte para a cidade em uma escritura de doação. O Museu Zemplén também possui um acervo ex libris de trinta e cinco mil peças.
>The Hungarian Kisgrafika Friends Association
Uma associação de colecionadores e ex-líbris húngaros.
>Hungarian Virtual Exlibris Museum
O 1º Museu Virtual Húngaro de Exlibris apresenta ex libris, pequenos gráficos, gráficos ocasionais. Aproximadamente. 65.000 ex-libris.
INGLATERRA
>Consortium of European Research Libraries (CERL)
Inclui recursos de proveniência on-line, organizados por região geográfica.
Criada em 1972, é uma sociedade britânica de colecionadores, pesquisadores, bibliófilos e artistas. Essa sociedade é descendente direta da primeira organização do gênero, a Ex Libris Society, 1891-1908. Tem como objetivos incentivar a produção, uso, coleção, estudo e pesquisa de ex-líbris, a promoção de exposições, palestras e encontros, assim como a edição de publicações sobre o tema.
PORTUGAL
>Academia Portuguesa de Ex-libris
É uma associação sem fins lucrativos, sediada em Lisboa, que se dedica à promoção, estudo e divulgação dos ex-líbris.