Lives na Caçadora de Ex-líbris - 2021

LiIVE " O Latim em ex-llibris: uma introdução" -  Objetivo da apresentação é sensibilizar os participantes da live quanto à presença de abreviaturas e de alusões literárias a obras latinas em ex-líbris. Apresentado por Fábio Frohwein de Salles Moniz.

LIVE “A figura humana e os artistas de ex-líbris: arte, mitologia e erotismo”  - A live trata do corpo humano como um tema na linguagem visual dos artistas de ex-líbris. A figura humana é encontrada em variações de beleza física, nudez e erotismo, personagens mitológicos, e a dualidade da vida e da morte. Apresentado por Luiz Felipe Stelling.

LIVE“Ex-libris: sua conservação e restauração como meio para assegurar propriedade, histórico, trajetória e segurança das obras” -          "Os tópicos abordados: Por que os conservadores-restauradores precisam se preocupar com a preservação deste elemento?; Tipos de ex-libris mais comuns; Suporte e técnicas; Exemplos de procedimentos de conservação e restauração; O ex-libris da Biblioteca Nacional. Apresentado por Jandira Flaeschen.

LIVE "Os Ex-libris no Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional"- Tópicos que serão abordados: 1. O Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN) 2. A pesquisa das marcas de proveniência no CPBN 3. Ex-libris (conceito) 4. Imagens de ex-libris localizados no CPBN 5. Endereços de sites para pesquisar ex-libris. Apresentado por Sílvia Fernandes Pereira.

LIVE “A coleção de ex-libris de Alceu de Campos Pupo” - A proposta desta conversa é relatar o contato com a coleção de Ex-Libris de Alceu de Campos Pupo e os resultados decorrentes deste encontro. A coleção era formada por milhares estampas, incluindo rascunhos, provas, duplicatas e  variantes, o que dificultaria bastante a identificação e organização. Neste cenário, veio a ideia de utilizar tecnologias da biometria para ajudar no processo de identificação dos ex-libris, contribuindo com dados de propriedade, autoria, técnica de produção, data de utilização etc. Um contato com fins profissionais e acadêmicos acabou permitindo a descoberta de um mundo novo e a curiosidade acabou me incentivando a percorrer os primeiros passos de uma carreira acadêmica. Venha conhecer um pouco mais sobre a coleção deste ex-librista, Apresentado por Liliana Giusti Serra.

LIVE "Entre o novo e o velho mundo: a trajetória de Hans Steiner na Gravura Brasileira e sua produção de ex-libris" -  Apresentado por Paulo Leonel Gomes Vergolino.

LIVE “Ex Libris do Artista Manoel Pastana e seus projetos de arte aplicada e decorativa com Inspiração Amazônica” - A temática aborda o artista Manoel Pastana, sua produção, processo de expressão e criação artística realizado na cidade de Belém com incursões ao período vivido no Rio de Janeiro, dando ênfase aos projetos de arte aplicada e decorativa e a análise da construção formal e simbólica de seu ex libris. Apresentado por Renata de Fátima da Costa Maués.

LIVE “Os ex-libris do acervo bibliográfico raro da Biblioteca da Câmara dos Deputados” - Apresentado por Maria Cristina Rodrigues Silvestre.

LIVE de Lançamento da Exposição Virtual "Ex-libris: olhares nas bibliotecas"- As curadoras da exposição Alissa Esperon Vian (@proveniencia), Júccia Nathielle (@vidadebibliotecario) e Mary Komatsu (@cacadora_de_exlibris) lançaram a exposição que reflete a temática dos ex-libris e bibliotecas, em alusão ao dia do bibliotecário.⠀

 

LIVE “Erotismo, arte e memória nos Ex Libris da Coleção dos Museus Castro Maya” - Essa Live apresentou brevemente os Museus Castro Maya, localizados na cidade do Rio de Janeiro e ex libris presentes nas suas coleções bibliográficas, com destaque para os ex libris e perfis do colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya e  família, aos quais pertenciam os acervos que deram origem às coleções bibliográficas da Instituição, que faz parte do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Apresentado por Denise Maria da Silva Batista.

LIVE “Do Brasão ao Ex-Líbris: a importância da Heráldica no processo criativo das marcas de posse bibliográficas – um testemunho”- A partir do seu próprio percurso, o heraldista e desenhador de ex-líbris português, David Fernandes da Silva, conta como ingressou no mundo do Ex-Líbris, e dá conta do peso do universo heráldico na estética do ex-líbris, desde a origem até aos nossos dias, bem como do seu processo individual de criação das marcas de posse bibliográficas. Apresentado por David Fernandes da Silva.

LIVE “O ex-libris da Biblioteca Central da Universidade do Brasil: uma alegoria à sabedoria - O desenvolvimento da civilização ocidental partiu da sementeira classicista, que se expressa na Literatura, na Arte, na Arquitetura, no Teatro e em outras formas de manifestação do gênio humano. Os valores cultuados entre os gregos e entre os romanos, há mais de 2500 anos, nunca perderam sua importância. Até mesmo a religiosidade clássica mantém a sua atualidade através de apropriações livres dos símbolos mais representativos da mitologia. A deusa Minerva é apenas um exemplo dessa persistência, mas sua relevância vai muito além de ter sigo orago de um povo que sempre valorizou o saber. Apresentado por Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

LIVE "A construção de uma imagem: o(s) ex-líbris do Arquivo Nacional" - Apresentado por Vitor Manoel Marques da Fonseca.

LIVE de Lançamento de e-book "Ex-libris de Jorge de Oliveira : a resistência” -  O e-book é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Exlibris em 21 de novembro de 2020, com a participação de Gerson Witte. Ele nos contou a história de Jorge de Oliveira e da convivência com um dos mais importantes ex-libristas brasileiros. Detalhes sobre a entrevista com o artista, os artigos acadêmicos, das técnicas artísticas e gráficas que utilizava. Também da mágoa pelo esquecimento e falta de reconhecimento para a importância da sua obra. Apresentado por Gerson Witte.

LIVE “Revitalização das obras raras e a coleção de Ex-Libris da Biblioteca Pública do Paraná” -  Apresentado por Lidiamara Alves da Rosa Gross.      

     

LIVE Bate-papo sobre o livro "Marcas de Proveniência Bibliográfica: um estudo sobre os ex-libris” -                Este livro tem suas origens em uma pesquisa realizada durante o ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, as autoras eram aluna e professora. Agora, parceiras de pesquisa e colegas de profissão. O estudo empreendido teve como universo de pesquisa um tipo específico de marca de proveniência bibliográfica: o ex-libris. A obra aborda as temáticas ilustradas nessas pequenas etiquetas, algumas definições e nos desperta conhecer um pouco mais sobre este universo exlibrista. Convidadas: Alissa Esperon Vian e Marcia Rodrigues.

LIVE "A Biblioteca do Museu Carlos Costa Pinto e o ex-libris de Margarida Costa Pinto" - Constituição e peculiaridades do acervo da Biblioteca Margarida Costa Pinto, do Museu Carlos Costa Pinto, localizado em Salvador-Ba, com destaque para o ex-libris do acervo bibliográfico do casal Carlos e Margarida, sua tabela de classificação e seus sistemas técnicos próprios. Apresentado por Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos.

LIVE “O ex libris da viscondessa de Cavalcanti na biblioteca do Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora - MG)” - A live apresentou o ex libris de Amélia Machado Cavalcanti de Albuquerque, viscondessa de Cavalcanti (1853-1946), abordando a presença dessa “marca de propriedade” na biblioteca do Museu Mariano Procópio, localizado em Juiz de Fora (MG). Traçou algumas reflexões sobre a relação sujeito-objeto, tratando o ex libris como uma marca que representa um indivíduo não somente através da composição da etiqueta, mas também do uso que dela se faz. Apresentado por Priscila da Costa Pinheiro.

LIVE “Relato sobre o processo da criação do ex-libris da Biblioteca de Obras Raras da EBA – UFRJ (EBAOR) e o reconhecimento e importância das marcas de proveniência de seu acervo” - Relato sobre o processo da criação do ex-libris da Biblioteca de Obras Raras da EBA – UFRJ (EBAOR) e o reconhecimento e importância das marcas de proveniência de seu acervo. Apresentado por Rosani Godoy e Wanessa Oliveira   .

LIVE “A biblioteca do Museu Imperial e sua coleção de ex-libris” - Trago um histórico da biblioteca além de breve comentário sobre suas coleções, apresentando o site. Nele, também destaco o catálogo e acervo digital. Lá, mostro a seção dos ex-libris e falo da nossa coleção. Apresento um powerpoint com nossos ex-libris institucionais e alguns pessoais de destaque. Apresentado por Marcio Cardoso Miquelino Filho.

LIVE “Marcas de Proveniência no Acervo Raro da Biblioteca Rio-Grandense: estudo sobre os ex-libris presentes nos livros publicados entre os séculos XVI, XVII e XVIII” -  Apresentado por Allissa Esperon Vian.   

LIVE "A Biblioteca da Marinha e o estudo das suas marcas de proveniência” -  A apresentação abordará a origem da Biblioteca da Marinha, que tem como acervo formador o Depósito de Escritos da Academia Real de Guardas-Marinhas de Portugal, criada em 1 de abril de 1802, transferida para o Brasil em 1808. Vinda do outro lado do Atlântico, a coleção da primeira instituição de ensino superior do Brasil, com o passar dos anos, agregou obras raras e preciosas, com suas marcas e Ex-Libris, que encontram-se em processo de estudo e identificação. Apresentado por Leniza de Faria Lima Glad e Terezinha de Fatima Puppim dos Reis.

LIVE “Ex-libris: pequenas obras de arte que marcam a história e a sua relação com a xilogravura” - Apresentado por Márcia Maria Palhares,      

     

LIVE “Marcas de Proveniência - Fragmentos d-a História do Acervo da Biblioteca do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap)” - Através das Marcas de Proveniência (Carimbos, Ex Libris e Dedicatórias) encontradas nos livros que integram o acervo das coleções da Biblioteca do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul compartilharemos alguns aspectos relacionados à trajetória dessas obras, que se conectam com as vivências dos freis capuchinhos franceses que chegaram em missão religiosa ao Rio Grande do Sul, a partir de 1896, para constituir a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Há 125 anos, a Ordem tem uma atuação comunitária relevante em diversas cidades do Rio Grande do Sul, destacando-se não somente na área religiosa e social, mas também na área da educação e da comunicação. Apresentado por Clarissa Afonso da Silveira.

LIVE “Marcas de Proveniência na Coleção Prof. Frederico Edelweiss do "Lugares de Memória" da UFBA” - Constituída de valioso acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, o espaço informacional “Lugares de Memória”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente abriga dezenove bibliotecas privadas, doadas por bibliófilos, professores e pesquisadores dessa Universidade. O presente trabalho destaca alguns exlibris e marcas de proveniências das obras mais relevantes da Coleção Prof. Frederico Edelweiss. Este Ilustre historiador e bibliófilo, mestre da língua Tupi, formou uma riquíssima biblioteca brasiliana com livros dos séculos XVI ao XX. Um acervo com obras de reconhecida raridade, a coleção é composta de 24.876 livros e 980 títulos de periódicos que versam sobre a História e Cultura Indígenas, História do Brasil e da Bahia, Antropologia do Negro e do Índio, Folclore, Linguística, Religião e Literatura de Viagens. Como instituição universitária, o “Lugares de Memória da UFBA” não fica restrito apenas a preservar seu patrimônio histórico e cultural, mas, igualmente, compartilha esse legado, sendo esta uma de suas missões. Nesse sentido, ressaltamos o valor dessa coleção especial para a pesquisa e para preservação da memória documental do país, além de destacar a relevância dessas obras para a história cultural da Bahia.  Apresentado por Maria Alice Santos Ribeiro.

LIVE “Ite ad vendentes , et emite vobis - O Ex libris de Jean-Thomas Aubry no acervo da BPEMG” - Na live Afonso vai abordar sobre o acervo de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o projeto de visita técnica e divulgação das coleções, os cursos on line sobre história do livro e das gravuras no livro impresso, nos séculos XV e XVI e sobre uma pesquisa acerca de um dos ex libris do acervo, pertencente ao pároco francês do século XVIII, Jean-Thomas Aubry. Apresentado por Afonso Andrade.

LIVE “Ver um mundo num grão de areia: o ex libris como síntese de design” -A gravura como obra original e única. Os gravuristas que me inspiram. As técnicas de collagraph e linogravura. Ex libris passo a passo: desde a ideia até a obra, exemplificado com o ex libris realizado para Evandro Sybine. Apresentado por Margarita Gallo.

LIVE “A trajetória do livro através do Ex-Libris: as coleções bibliográficas da Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza” -  -O interesse no livro como objeto impulsiona os estudos das marcas de proveniência e de propriedade. Essas marcas apostas nos livros raros são significativas e merecedoras de um olhar especial. Uma delas é o  Ex-Libris  que pode ser tanto uma marca de proveniência bibliográfica como de propriedade. Pois permite estabelecer o itinerário do livro – identificação de ex-donos (ex-proprietários) e também possibilita constatar as maneiras pelas quais os livros foram de propriedade, lidos e usados. Esta live tem por objetivo apresentar os  Ex-Libris identificados nos livros das coleções bibliográficas da Biblioteca Acervos Especiais da UNIFOR. Apresenta os  Ex-Libris  sob a perspectiva social da raridade, ainda em processo de construção. Esta vinheta pode impulsionar a difusão do livro (objeto) para além do conteúdo e promover conexões entre diferentes bibliotecas e seus respectivos acervos. Apresentado por Ana Wanessa Bastos.

LIVE “A extraordinária coleção de obras raras e os ex-libris da Biblioteca Guita e José Mindlin” - José Mindlin, um homem cuja atitude de vida se assemelha com o lema de seu ex-libris deixou um legado, uma biblioteca de um valor histórico, cultural e literário extraordinário, e que agora, conforme seu desejo e de sua esposa Guita, é um patrimônio da USP e do Brasil. A apresentação tem por objetivo contar um pouco da formação da biblioteca, mostrar alguns tesouros da coleção, bem como o ex-libris dos principais formadores dessa Coleção que são os bibliófilos José Mindlin e Rubens Borba de Moraes, e uma amostra de outros ex-libris contidos nas obras desta Biblioteca. Apresentado por Jeanne Bezerra Lopez.

LIVE “O Ex-Libris num ateliê de Gravura” - A ideia é abordar as modalidades de gravuras mais usadas para confecção de Ex-Libris, apresentando os equipamentos, ferramentas e processos de trabalho. Apresentado por Fabio Sapede.

LIVE “O segredo nas estantes: as marcas de proveniência na Coleção ABC“- O livro impresso traz consigo diversos aspectos importantes como seu conteúdo, traços e características de fabricação, mas, igualmente importantes são as marcas que adquirem ao longo da sua trajetória. A Coleção Academia Brasileira de Ciências, da Biblioteca Henrique Morize, no MAST, traz em seus exemplares Marcas de Proveniência, como dedicatórias, marginálias e Ex-libris, que revelam indícios para contar sua trajetória histórica. Nesta apresentação vamos revelar alguns segredos nas estantes e conhecer algumas .das Marcas de Proveniências presentes na coleção. Magna Loures de Farias Nunes

LIVE  “Memória da Litografia” -Apresentação da linguagem litográfica e do projeto de catalogação, restauração e impressão de 40 pedras litográficas que pertenceram à Livraria do Globo e que culminou na publicação de livro. A pesquisa foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Cultura de Porto Alegre, como de interesse para “Apoio ao Registro e a Memória”, por permitir visibilidade a este acervo peculiar da memória cultural do Estado e da gráfica brasileira, preenchendo uma lacuna na bibliografia da área, aprovado em edital do FAC e Lei Rouanet. Apresentado por Miriam Tolpolar.

LIVE “Ex libris e brasões, um olhar tupiniquim” - A partir da ótica do ilustrador, desenhista e heraldista de ex-libris e brasões, Eduardo Henriques D'Castro, conta o que é o cenário brasileiro da heráldica e como ele influencia e se relaciona com os ex-libris. Pincelando o contexto histórico, o testemunho do artista quer mostrar o caminho entrelaçado destas duas modalidades artísticas que marcam propriedade e individualidade dos brasileiros e lusitanos na idade contemporânea e pós-moderna. Apresentado por Eduardo Henriques D'Castro.

LIVE “Stella Maris Bertinazzo: professora, artista e ex-librista” - Abordou os projetos desenvolvidos pela Stella Maris junto ao acervo de ex libris da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB), a partir dos seus relatórios de trabalho, das suas publicações sobre o tema, como o livro "Ex libris: pequeno objeto do desejo" e do acervo deixado por ela e doado por sua família à Seção de Obras Raras da BCE. Conhecemos um pouco da intimidade da Stella Maris,  através da Rosangela e Pulika que conviveram quando participaram como participantes do Ateliê de Xilogravura da UnB. Apresentado por Raphael Diego Greenhalgh, Paulo Couto Teixeira, Rosangela Roosevelt.

LIVE “Xilopretura: artista gravadora e artista urbana” - A sua  história com o ex libris surge ano de 2018 com a encomenda de um carimbo 6x6cm feito para a marca de uma cliente. Ela já havia feito outros ex libris para a Xilopretura, mais pelo desafio mesmo de experimentar pequenos formatos, a partir dessa primeira encomenda já foram diversas outras em que o desejo do cliente era imprimir a identidade da sua marca. Penso que é a resignificação do ex libris que não está apenas nos livros, mas ocupa outros tantos espaços com a mesma função de indicar propriedade. Apresentado por Valquíria Pires (Xilopretura).

LIVE “2ª Exposição Internacional "Ex-líbris: marca de uma identidade"- O artista visual carioca André de Miranda, curador desta segunda edição da Exposição Internacional de Ex-Líbris, realizada no MAB – Museu de Arte de Blumenau – SC,  apresentou nesta Live o panorama do Ex-Líbris na contemporaneidade, contando sobre a organização da mostra, onde foram expostas 230 ex-líbris de artistas contemporâneos representados por 12 países, incluindo o Brasil. Sobre a  homenagem ao ex-librista Alberto Lima que em 2021 completou 50 anos de falecimento e também dos projetos futuros. Apresentado por André de Miranda.

LIVE  ”Biblioteca Olavo Bilac: O tesouro cultural do Clube Militar” - A Biblioteca do Clube Militar foi instituída em seu 2º Estatuto, datado de 22 de julho de 1901. No ano de 1965, em reverência à memória de Olavo Bilac, por ocasião da passagem da data comemorativa do centenário de seu nascimento, o Clube Militar deu à sua Biblioteca o nome do patrono do Serviço Militar. Por se tratar de uma biblioteca de época e com muitas doações de militares é muito comum encontrar em seu acervo diversas marcas de propriedades, como Ex libris, ex donus, carimbos secos e molhados, dentre outros. Apresentado por Camila Sobreira.

LIVE “Biografia de livros: relato de experiência com as coleções especiais da Biblioteca José García Nieto do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro” - Coleções especiais costumam reunir obras raras, geralmente vindas de acervos particulares, cujas páginas apresentam dedicatórias, ex-libris, assinaturas etc. que identificam a trajetória de um documento. Pretende-se, neste encontro, relatar um pouco do trabalho catalográfico na recuperação da trajetória histórica dessas obras singulares. Apresentado por Carlos Alberto Della Paschoa.

LIVE “Glossário ilustrado de marcas de Proveniência: trajetória e desafios” - Nesta live, as pesquisadoras do GEPIM falaram sobre a criação do glossário ilustrado e seus desafios. Devido à escassez de recursos em língua portuguesa sobre o tema, o projeto Glossário Ilustrado desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória da Universidade Federal do Rio Grande, traz uma ampla variedade de tipos de marcas de proveniência enriquecido com ilustrações. A publicação em acesso aberto, vem colaborar a demanda dos pesquisadores sobre marcas de proveniência. Apresentado por Alissa Esperon Vian, Marcia Rodrigues, Mariana Briese e Luise Rodrigues.

LIVE “Sob a pele dos livros da Coleção Celso Cunha” - Apresenta a Coleção Celso Cunha da Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ e algumas marcas de proveniência desse acervo que integram uma pesquisa de doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ.Apresentado por Rosangela Coutinho.

LIVE de Lançamento do Livro "Alberto Lima 1898-1971 - artista, heraldista, ex-librista: homenagem do GELB"- No ano (2021) comemorou os 50 anos de falecimento do artista e ex-librista Alberto Lima. E em sua homenagem o Grupo Ex-líbris Brasil - GELB preparou o primeiro livro totalmente artesanal, com depoimentos sobre o homenageado, as exposições na década de ouro do ex-librismo e os ex-líbris produzidos pelos artistas do grupo. Apresentado por Mary Komatsu e Marcelo da Silva Calheiros.