LIVES NA CAÇADORA DE EX-LÍBRIS - 2024
LIVE “EX LIBRIS: DE UMA IDEIA PARA PRESENTEAR COLEGAS À 5000 EX LIBRIS CRIADOS” - Paulo Pedott começou a fazer Ex libris para presentear seus colegas professores, que se queixavam que emprestavam livros para os alunos fazerem seus TCC, e os livros não voltavam mais. Como Paulo dava aulas de direção de arte e produção gráfica, ele adaptou o conhecimento em tipografia e criação publicitária para desenvolver imagens que representassem os presenteados. Descobriu esse estilo de arte e se apaixonou pela ideia de criar marcadores de livros personalizados para um público maior. A partir daí, começou a estudar e praticar as técnicas necessárias para produzir Ex libris e desenvolver seu próprio estilo. Foi uma jornada de 12 anos de aprendizado e descoberta que levou a se dedicar cada vez mais a essa forma de expressão artística. Apresentado por Paulo Roberto Pedott.
LIVE “UMA BIBLIOTECA ESPECIAL DE CIÊNCIAS NATURAIS: O MUSEU NACIONAL/UFRJ E SEUS EX-LÍBRIS” - A biblioteca do Museu Nacional idealizada por Frei Custódio Alves Serrão e oficializada a partir do aviso ministerial do Manuel de Araújo Lima, Marquês de Olinda, que especificava a incorporação dos livros comprados para a Comissão Científica de Exploração e a indicação do primeiro bibliotecário do Museu Nacional, Manuel Ferreira Lagos, é reconhecida em 11 de julho de 1863 como “uma biblioteca especial em Ciências Naturais”. Como em todas as bibliotecas de reconhecida importância, destacam-se dois ex-líbris em seu precioso acervo: o primeiro que traz o brasão da Comissão Científica de Exploração, expedição exploratória das Províncias do Norte realizada entre os anos de 1859 e 1861, e o segundo ex-líbris que destaca a ave símbolo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, a harpia, também conhecido como gavião-real.Apresentado por Leandra Pereira de Oliveira.
LIVE “OS EX-LÍBRIS DA COLEÇÃO MINDLIN: DOCUMENTAÇÃO E DIFUSÃO POR MEIO DE UM PROJETO DE PESQUISA“ - Explanar sobre o projeto de pesquisa “Os ex-líbris da Coleção Mindlin: documentação e difusão” desenvolvido para alunos de graduação do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo, que visa identificar e dar tratamento técnico adequado para os ex-líbris das obras do acervo da coleção que pertenceu a José Mindlin, e que hoje estão na Universidade de São Paulo. Com este projeto pretende-se através da pesquisa e catalogação dos ex-libris do acervo da Coleção Mindlin permitir recuperação das imagens e informações por meio digital para pesquisadores interessados no tema, e posteriormente realizar uma publicação de um Catálogo de ex-líbris da BBM. Apresentado por Jeanne Bezerra Lopez.
LIVE “TRAJETÓRIAS DO PINTOR RODOLFO AMOEDO NO RIO DE JANEIRO E SEU EX-LÍBRIS” - Vamos conhecer nessa live a biografia desse grande artista e professor na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, considerado um conhecedor das técnicas artísticas. Ele também contribuiu na arte do ex-librismo criando o famoso ex-líbris do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Apresentado por Márcia Valéria Teixeira Rosa.
LIVE “BATE PAPO SOBRE REPOSITÓRIOS DIGITAIS E A SALVAGUARDA DE ACERVOS DE PAPEL PERANTE DESASTRES NATURAIS NO RS” - Perante a calamidade que está acontecendo com o estado do Rio Grande do Sul, tem atingido também os acervos artísticos e documentais em museus e bibliotecas. Então a Caçadora de Ex-líbris vai bater um papo com os profissionais que atuam com esses acervos e como estão lidando com essa mudança climática. Apresentado por Alissa Esperon Vian, Mariana Briese e Marcelo Calheiros.
LIVE “MARCAS DE PROVENIÊNCIA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA FUNARTE” - Nessa live vamos conhecer um pouco da história do Centro de Documentação da Funarte e da formação deste acervo tão especial a partir dos olhos de uma bibliotecária, que também vai nos apresentar as coleções bibliográficas, marcas de proveniência do Cedoc/Funarte. Apresentado por Joelma Neris Ismael.
LIVE “O EX-LIBRIS DO VISCONDE DO RIO BRANCO: DETALHES DE UM LUGAR DE MEMÓRIA” - Nesse encontro, o pesquisador Caio Henrique Dias Duarte (FDUSP) conta sobre como o ex-libris do Visconde do Rio Branco e os livros de sua biblioteca pessoal podem servir para interpretar a história do Brasil Império pela visão de um de seus principais atores. Apresentado por Carlos Henrique Dias Duarte.
LIVE “CARIMBO, SIM!: O CARIMBO COMO UM ALIADO DA SEGURANÇA EM COLEÇÕES ESPECIAIS” - Nesta live, Jullyana fala sobre carimbos em bibliotecas: seu uso e evolução e principalmente a sua utilização como um dispositivo de registro e segurança em coleções especiais. Apresentado por Jullyana Araujo.
LIVE “CATÁLOGO MARCAS DE OSWALDO CRUZ: PROVENIÊNCIA, PROPRIEDADE E CIRCULAÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL CIENTÍFICO DA FIOCRUZ” - A live irá divulgar o Catálogo Marcas de Oswaldo Cruz: proveniência, propriedade e circulação no Patrimônio Cultural Científico da Fiocruz, resultado de um trabalho de colaboração de pesquisadores de três unidades da Fiocruz: Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), e ainda do Arquivo Nacional e do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Serão apresentadas as diferentes formas com as quais Oswaldo Cruz marcou sua coleção particular, que hoje integra os acervos da Fiocruz. Apresentado por Fátima Duarte de Almeida Alves e Maria Claudia Santiago.
LIVE “O CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA OLIVEIRA LIMA” - A Biblioteca Oliveira Lima é fruto da doação da coleção pessoal composta por cerca de 60 mil itens do diplomata, historiador, jornalista e escritor brasileiro Manoel de Oliveira Lima, fundador da Academia Brasileira de Letras e conhecido como o Embaixador cultural do Brasil ao redor do mundo, e de sua esposa Flora de Oliveira Lima. Em 2024, a Biblioteca celebra seu primeiro centenário e comemora também o sucesso do seu novo portal digital. Apresentação por Duilia de Mello.
LIVE “TESTEMUNHOS DO TEMPO PRESENTE: AS AÇÕES DO SÉPIA UFRGS DIANTE DE ACERVOS ATINGIDOS PELA ENCHENTE” - Divulgação das ações emergenciais de salvamento e recuperação de acervos documentais desenvolvidas pelo Grupo Sépia UFRGS/CNPq, diante do contexto da enchente que atingiu a cidade de Porto Alegre, RS, em maio de 2024. Tais ações evidenciam o compromisso da Universidade que estende sua atuação para além dos seus muros, fortalecendo as relações com a comunidade no seu entorno e demonstrando sua capacidade de resposta às demandas sociais. Apresentado por Vanessa Barrozo Teixeira Aquino.
LIVE “TÉCNICAS DE IMPRESSÃO E O EX-LÍBRIS. TANGÊNCIAS E APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS" - Nesta live, vamos explorar as diversas técnicas de gravura que deram vida aos ex-líbris ao longo da história. Vamos abordar métodos como xilogravura, litografia, clichê, e outros, sob uma ótica detalhada que revela as conexões e influências dessas técnicas na criação e evolução dos ex-líbris. Essa análise vai além da simples identificação técnica, mergulhando nas nuances e particularidades que cada método imprime nessas marcas de propriedade, enriquecendo ainda mais o entendimento desse fascinante universo. Apresentado por Marcelo Calheiros.
LIVE “HISTÓRIA E SOCIALIZAÇÃO DOS EX-LÍBRIS NO BRASIL” - Nesta live, será explorado o ex-librismo brasileiro a partir de dois importantes artigos: "Ex-líbris em notícias: socialização nos jornais e revistas brasileiros dos séculos XIX e XX", de Raphael Diego Greenhalgh, que aborda a presença dos ex-líbris na mídia impressa ao longo desses períodos, e "Bookplates in Brazil", de Luiz Felipe Stelling, publicado na revista "The Bookplate Journal" da Bookplate Society, que oferece uma análise aprofundada sobre a trajetória e a influência dos ex-líbris e do ex-librismo no Brasil. Apresentado por Luiz Felipe Stelling e Raphael Diego Greenhalgh.
LIVE “OS EX-LÍBRIS NA OLIVEIRA LIMA LIBRARY: NOTAS SOBRE MANOEL E FLORA DE OLIVEIRA LIMA E REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E BIBLIOFILIA” - Nesta live vamos falar sobre como as marcas de propriedade e de proveniência ajudam a identificar os livros que pertenceram a Flora de Oliveira Lima e lançam luz sobre sua trajetória como bibliófila. A partir dos resultados da pesquisa realizada, podemos discutir também o papel das mulheres como colecionadoras e como ainda faltam estudos sobre o tema. Apresentado por Nathália Henrich.
LIVE “A HISTÓRIA E A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CARIMBO DA REAL BIBLIOTHECA DA CASA DO INFANTADO: TRÂNSITO E USO, DE PORTUGAL AO BRASIL” - Conta, a partir de pesquisa em desenvolvimento, a história e a verdadeira história do carimbo da Real Bibliotheca da Casa do Infantado – seu trânsito, como objeto, e seu uso, como marca da propriedade, de Portugal no século XVIII ao Brasil no século XIX. Apresenta um breve histórico da Real Bibliotheca da Casa do Infantado. Discorre sobre como e porque os bibliotecários adotaram o carimbo para marcar o tesouro bibliográfico preservado na Biblioteca, evidenciando os modos de carimbagem e sinais e mensagens "secretas" do trabalho biblioteconômico, a partir da imposição da marca. Descreve a anatomia e o design do carimbo, considerando possíveis tintas utilizadas. Revela a atual condição do carimbo como objeto museal e o iter que cumpriu para alcançar esse mérito. Demonstra que a história do carimbo se confunde, um pouco, com a história da própria Real Bibliotheca e busca trazer, com a memória documentada de antigas abordagens, um novo olhar sobre o significado histórico do carimbo, em determinado contexto de uso. Conclui, ponderando que o carimbo e os modos de seu uso deixaram testemunhos da práticas do colecionismo em biblioteca e da Biblioteconomia, desde o século XVIII. Apresentação por Ana Virginia Pinheiro.