top of page
  • exlibrisbrasil2020

Museu de Arte de Blumenau inaugura exposição de ex-líbris

Atualizado: 19 de jan. de 2022

Por Mary Komatsu (Caçadora de Ex-líbris)


A 2ª Exposição Internacional EX-LÍBRIS: marca de uma identidade, sob a curadoria do artista e gravador André de Miranda, depois da interrupção em decorrência da pandemia da Covid-19, finalmente foi inaugurada nesta quinta-feira (25) em grande estilo. O evento é promovido pelo Museu de Arte de Blumenau, SC na 3ª Temporada de Exposições do MAB.


A inauguração aconteceu na Sala Roy Kellermann e contou com a participação da Sra. Mia Ávila, Diretora do MAB e da Sra. Marilene de Lima Korting Schramm do Conselho Consultivo do MAB, de diversos artistas e o público interessado em artes.


A mostra reúne artistas contemporâneos representados por 12 países entre eles Portugal, Espanha, Hungria, Argentina, Equador, Grécia, incluindo o Brasil. Apresenta 240 ex-libris contemporâneos, utilizando-se de diversas técnicas de gravura, entre elas: a xilogravura, a linoleogravura, a gravura em metal e o desenho digital. Na exposição, André de Miranda, presta uma digna homenagem ao ex-librista Alberto Lima, que neste ano completa 50 anos de falecimento. Estou extremamente feliz de fazer parte da mostra, com o meu singelo ex-líbris pessoal confeccionado pela artista Bruna Kim.



A exposição é um mergulho no universo dos ex-líbris: objetos artísticos, que unem o livro ao seu dono e despertam o interesse de um público diversificado.



Segundo André, está sendo produzido um catálogo virtual com os ex-líbris expostos na exposição.


Assista o vídeo produzido pela Secretara Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau: https://fb.watch/aDQDDEjpN9/


A visitação à mostra é até 30 de janeiro de 2022. É presencial e gratuita, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19. É necessário o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. O público pode visitar de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. As visitas mediadas são agendadas pelo telefone (47) 3381-6176 e a classificação indicativa de idade é livre.


Museu de Arte de Blumenau - MAB

R. XV de Novembro, 161 - Centro, Blumenau - SC


Foto: André de Miranda e Nelson Julio








306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page