top of page

Do Brasil para o mundo: ex-líbris em destaque na Austrália

Por Mary Komatsu*


A história e a produção de ex-líbris no Brasil conquistaram recentemente um novo espaço internacional. A New Australian Bookplate Society — uma das entidades mais ativas no estudo e preservação de ex-líbris no hemisfério sul — publicou um artigo dedicado à trajetória da Caçadora de Ex-líbris e ao desenvolvimento do ex-librismo brasileiro. A matéria integra a Newsletter nº 79, lançada em dezembro de 2025.


O texto, originalmente publicado no boletim da FISAE e agora editado para o público australiano, apresenta um panorama amplo da evolução dos ex-líbris no país e da importância dos projetos de divulgação que vêm mantendo essa tradição viva na contemporaneidade — entre eles, o meu trabalho como Caçadora de Ex-líbris.


Ver esse trabalho reconhecido internacionalmente é uma grande honra e reforça a importância de manter viva essa arte em miniatura, cheia de história, memória e identidade.


Agradeço profundamente ao Dr Mark Ferson, Presidente da New Australian Bookplate Society pela oportunidade e a todos que acompanham, pesquisam, colecionam, criam e preservam essa arte em miniatura que tanto nos encanta.


Seguimos juntos nessa jornada de descobertas e preservação das marcas de proveniência que contam histórias — pequenas no formato, grandes no significado.


👉 Leia o artigo completo AQUI!



*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page