Bibliografia
Trabalhos Acadêmicos

GRADUAÇÃO (MONOGRAFIAS)

BIBAS, Marli Gaspar. As marcas de proveniência como elementos para a construção narrativa da trajetória do exemplar Histoire de l’Origine et des Premiers Progrès de l’Imprimerie (1740): da Real Biblioteca à Biblioteca Central da UNIRIO. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção de grau de Bacharel em Biblioteconomia. Rio de Janeiro: 2019. 84 f., il. Orientador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo.

 

GONÇALVES, Camila Costa Sobreira. Critérios de raridade bibliográfica na biblioteca do Clube Militar do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Rio de Janeiro: 2015. 35 f., il. Orientadora: Profa. Me. Ana Virginia Pinheiro.
 

MARRA, Pollyana da Silva. Identificação e análise de aspectos subjetivos nas Diretrizes de tratamento e gestão: um estudo de caso realizado na coleção de ex libris da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília. Brasília: 2019. 60 p. Orientadora: Ana Lucia de Abreu Gomes.

 

MIRANDA, Camila Santos. Ex libris: uma perspectiva histórica e contemporânea.  Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília para obtenção do grau de Bacharel em Biblioteconomia. Brasília: UnB, 2009. 92 f.

 

PALHARES, Márcia M. O ex-libris e a xilogravura como possibilidades de exploração no ensino de Artes Visuais. Belo Horizonte, Escola de Belas Artes da UFMG. 2015. 

 

POTTKER, Gisele. Ex Libris; resgatando marcas bibliográficas no Brasil. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2006. Orientadora: Profa. Gabriela Botelho Mager.

 

RUBIM, Clara Lima e Silva. Ex libris: a marca bibliográfica. Monografia.  Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro, 1998. Orientadora: Profa. Maria José Moreira.

SANTOS, Anderson Luiz de Souza. Marcas Bibliográficas no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense. Curso de Biblioteconomia e Documentação. Niterói, 2017. 40 f. Orientadora: Profª. Drª Fátima Auxiliadora de Souza Justiniano.

 

SILVA, R. L. O. Ex Libris como elemento de patrimonialização de coleções bibliográficas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia)—Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Orientadora: Profa. Me. Ana Virginia Pinheiro.

 

TEIXEIRA, Solange Simas Tríade Histórica: Livro, Ex libris e Barão do Rio Branco. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Rio de Janeiro, 2017. 59 f. Orientadora: Regina Maria Macedo Costa Dantas.

VIAN, Alissa Esperon. Marcas de propriedade no acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense: estudo sobre os ex-libris presentes nos livros publicados nos séculos XVI, XVII e XVIII. Monografia Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, 2019. Orientadora: Marcia Carvalho Rodrigues.

 

 

MESTRADO

 

COUTINHO, Paula Andrade. Do palacete ao castelo: estudo da trajetória do colecionador Henry Joseph Lynch. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2017.

 

FREITAS, Thiago Cirne.  A Biblioteca Octavio Tarquinio de Souza e Lucia Miguel Pereira: convergências literária, raridades bibliográficas. 2016.  154 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

 

LEUNG, C. The journey of books: rare books and manuscripts provenance metadata in a digital age. 2016. Dissertação (Master of Arts in Humanities Computing and Master of Library and Information Studies) - University of Alberta, School of Library and Information Studies, Edmonton, Canadá, 2016.

TARTAGLIA, Ana Roberta de Souza. As encadernações da coleção de obras raras e especiais da Casa de Oswaldo Cruz : um estudo para sua preservação. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, 2018.

 

 

DOUTORADO

CORTES, Márcia Della Flora. Ex-líbris: memória gráfica e potência simbólica de memória. Orientador: João Fernando Igansi Nunes. 2022. 764 f.  Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. 

 

GREENHALGH, R. D. Segurança contra roubo e furto de livros raros: uma perspectiva sob a ótica da Economia do Crime e da Teoria da Dissuasão. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2014.

 

REIFSCHNEIDER, Oto Dias Becker. A bibliofilia no Brasil. Brasília: UnB, 2011. 303 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação).