Ex-líbris da Caçadora 

Ex-líbris da Caçadora de Ex-líbris

Desenho Gerson Witte

2020

 

Durante a Live do professor e ilustrador Gerson Witte, fui presenteada com esse belíssimo ex-líbris, criação de sua autoria.

É o meu primeiro ex-líbris contendo todos os elementos e símbolos que faz referência a minha pessoa e a Caçadora de Ex-líbris: cercada de livros, e sempre a caça desta arte em miniatura.

Ex-líbris de Mary Komatsu

Desenho Bruna Kim

2021

O meu segundo ex-líbris foi esse ex-líbris sob encomenda, confeccionado pela gravadora Bruna Kim. Este ex-líbris foi construído em conjunto. Contém elementos de grande importância para a mim, como a Vitória de Samotrácia (obra original no Museu do Louvre, Paris) e uma moldagem em gesso no Museu Nacional de Belas Artes, RJ, local onde trabalhei. Também tem a presença de um Pinheirinho, referência ao meu sobrenome Komatsu, significa “pequeno pinheiro” na língua japonesa. Os elementos como as borboletas, pincel e o livro aberto são elementos que trazem um pouco de meu espírito livre e de apreciadora da natureza e das artes. O livro aberto é um símbolo da busca pelo conhecimento e também há uma pena, que traz a ideia de que a minha história está sendo escrita. Há também uma divisa com a frase “Carpe diem quam minimum credula postero, é uma expressão em latim que poder traduzido como “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã.”

 

Saiba mais sobre o processo de criação deste ex-líbris AQUI.

Ex-líbris de Mary Komatsu

Desenho David Fernandes da Silva

2021

Este é o meu terceiro ex-líbris que ganhei do heraldista e desenhista português David Fernandes da Silva, durante uma live no canal da Caçadora de Ex-líbris.

Neste ex-líbris possui elementos como a "coruja de Atena" (ou mocho) segurando um livro com a frase de Antônio Vieira "O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive!" Além dos pequenos ex-libris com asas com referência a Caçadora de Ex-líbris. Possui no topo o Mon (brasão de família/clã) em japonês, com o desenho de um pinheiro (com referência ao meu sobrenome Komatsu). Na divisa contém a palavra Ex-libris e o meu nome Mary Komatsu.  ⠀