top of page
  • exlibrisbrasil2020

1ª Exposição Brasileira de Ex-libris 1942

Atualizado: 21 de nov. de 2021

Essa exposição teve grande importância pois em agosto de 1940 foi fundada no Rio de Janeiro, por alguns amadores e artistas, a primeira Sociedade Brasileira para promover estudos sobre o assunto, a “Sociedade dos Amadores Brasileiros de Ex-Líbris”. Graças à atividade da diretoria dessa nova entidade, já em 1942, foi possível realizar-se a primeira exposição brasileira de Ex-líbris no MNBA, patrocinada pelo Ministério da Educação e Saúde, sob a presidência do prof. Oswaldo Teixeira, diretor do MNBA.

A Primeira exposição de Ex-líbris realizada com originais e exemplares selecionados de coleções brasileiras, foi também uma exposição de estudos e projetos de ex-libris. Contou com a colaboração da S.A.B.E.L, a “Sociedade de Amadores Brasileiros de “Ex-libris” reunindo em seu seio os mais importantes colecionadores da Metrópole, das capitais, dos Estados e das suas principais cidades, estava apta a dar um grande brilho ao empreendimento do Museu...” (ANUÁRIO, p.11, 1942). Nuno Smith de Vasconcellos era membro da comissão - da SABEL e um dos expositores com a maior coleção de ex-libris brasileiros, de mais de 7.000 mil peças; segundo LESSA (1942), deste conjunto 700 peças participaram da exposição.

Essas fotos são da exposição no MNBA em 1942 do acervo do Arquivo Histórico e que fazem parte da exposição virtual "Dos Livros: Ex-libris nas coleções do MNBA"

Foto: Arquivo Histórico do MNBA


Referência

Boletim Bibliográfico da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo, 1944.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page