top of page
  • exlibrisbrasil2020

As mulheres e seus ex-líbris: Margarida Costa Pinto


Por Mary Komatsu*


Hoje é o Dia Internacional das Mulheres!

Parabéns a todas as mulheres, símbolo da força e determinação.

Casal Carlos e Margarida Costa Pinto.

Hoje a nossa homenageada é conhecida como a Grande Dama da Bahia. É a Margarida Ballalai de Carvalho Costa Pinto, que nasceu em Salvador, casou muito jovem com o empresário Carlos Costa Pinto. Era conhecida como uma mulher gentil e estimada por todos. A sua residência em Salvador é atualmente o Museu Carlos Costa Pinto, graças ao empenho da Dona Margarida em reunir a extraordinária coleção artística e bibliográfica, e poder concretizar o antigo sonho de seu marido. O casal era amante de livros e foi doado 5 mil livros que compõe a atual Biblioteca Margaria Costa Pinto. A Biblioteca Margarida Costa Pinto, em sua homenagem reúne obras especializadas em arte e principalmente sobre a história da Bahia. Algumas peculiaridades no acervo reveladas pela bibliotecária Rosina Bahia, que trabalhou na Biblioteca, são os livros em miniatura, livros em camurça, com capa de madeira, além de formatos grandes e monumentais. Todos os livros apresentam os ex-libris de Margarida Costa Pinto.


No ano passado (2022) tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca da Margarida Costa Pinto e ver seu ex-líbris de perto. Foi uma emoção imensa, estar no local onde viveu essa grande mulher.



Margarida Costa Pinto tinha 03 tipos de ex-líbris, onde foram observadas pequenas alterações. O primeiro em estilo art nouveau, o segundo um pouco mais simplificado, com menos dados, e o terceiro é bem mais simples, apenas com o nome e em formato bem menor que os anteriores.


Esse singelo ex-líbris foi o primeiro exemplar que pertenceu a Margarida Costa Pinto. Margarida teve a preocupação de colar em todas as suas obras literárias e a do seu marido, o empresário Carlos Costa Pinto. O mais interessante, é que além de marcar a sua posse, o seu ex-líbris tem um caráter utilitário com a função de registrar cada volume da sua coleção.


Ex-líbris de Margarida Costa Pinto. 1ª Versão.

Ex-líbris de Margarida Costa Pinto. 2ª Versão.

Ex-líbris de Margarida Costa Pinto. 3ª Versão.

Confira mais sobre essa grande mulher no e-book de autoria de Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos. Clique AQUI!


Não deixem de assistir a entrevista com a bibliotecária Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos que conheceu de perto a Dona Margarida Costa Pinto.




*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.

175 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page