top of page
  • exlibrisbrasil2020

As mulheres e seus ex-líbris: Sophia Jobim Magno


Sophia Jobim Magno de Carvalho. Ladislas Burjan 1959

Maria Sofia Jobim Magno de Carvalho (1904-1968) era feminista, jornalista, professora, museóloga, indumentarista histórica, criadora do primeiro Museu de Indumentária e Arte Antiga no Brasil. Após a sua morte, seu acervo foi doado em 1968 para o Museu Histórico Nacional. O material bibliográfico: livros, periódicos, folhetos, panfletos e recortes encontra-se sob a guarda da Biblioteca do museu. A temática mais predominante no seu acervo é Indumentária, Gastronomia, História Geral. A coleção é composta e 1.400 títulos. Somente em 1987 que esse acervo foi separado por coleção recebendo a denominação Coleção Sophia utilizando as iniciais SM para indicar a sigla da coleção no livros. Durante o processo de separação os ex-líbris foram fundamentais para identificar as inúmeras coleções que existiam no acervo. Assim como outras marcas como monogramas, assinatura e carimbos.


Ex-líbris de Sophia Jobim Magno de Carvalho.

O ex-líbris da Sophia foi desenhado por ela mesma, e nos remete a cultura clássica grega, observamos a imagem de uma figura feminina de perfil trajando uma vestimenta típica da Grécia, o Quiton. Notamos a presença de uma roca e fusos responsável pela produção de fios para os tecidos planos. Ela grafou o seu nome em grego SOPHIA. E seu nome completo logo abaixo. E uma divisa com o seguinte lema: “A minha atividade profissional é um ideal em realização. Daí o meu amor ao trabalho”. Em seguida tem a sua assinatura em letra cursiva. Finalizando No topo a palavra ex-libris.


Uma curiosidade: Sophia doou um livro de sua autoria para a ex-diretora do Museu Mariano Procópio, a Sra. Geralda Armon de Marques onde continha o seu ex-libris e uma dedicatória.


Quer saber mais sobre a Sophia então confira a entrevista com a bibliotecária Eliane Vieira da Silva na Caçadora de Ex-líbris:




*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page