top of page
  • exlibrisbrasil2020

Curiosidade Ex-librista: PDF e SGE

Por Mary Komatsu*


O artista Alberto Lima (1898-1971) desenhou uma grande variedade de ex-libris em homenagem a diversas personalidades. Esse tipo de ex-líbris é classificado como ex-líbris comemorativo que tem como finalidade homenagear alguém ou algum evento. Alguns estudiosos não concordam com esse tipo de ex-líbris, pois fogem da sua função principal de ser um objeto utilitário, isto é, o ex-líbris deve ter um proprietário real e ser utilizado para marcar os livros. Mas não devemos negar que essa categoria de ex-líbris existe no universo das bibliotecas, nas exposições e no colecionismo, e que tem sua importância no âmbito exlibrístico.

E muitos desses ex-líbris comemorativos que o Alberto Lima fez em homenagem à Biblioteca Municipal no Rio de Janeiro, tinha a presença das siglas PDF e SGE.


Mas o que significam essas siglas?


Na década de 50, quando esses ex-libris foram confeccionados, o Rio de Janeiro era capital do Brasil. Então a sigla PDF significa Prefeitura do Distrito Federal e a sigla SGE significa Secretaria Geral de Educação e Cultura.

Há uma citação curiosa sobre essas siglas no Jornal do Brasil de 1940: “No ex-libris de centenário de Garcia Redondo – O Prof. Roberto Accioli, secretário-geral de Educação e Cultura, da Prefeitura do Distrito Federal, mandou imprimir o “ex libris” comemorativo do centenário do poeta, escritor e jornalista Garcia Redondo. Tem o impresso as seguintes inscrições: “Ad Immortaliatem – Non ducor duco – Garcia Redondo – 7 janeiro – Ao centro vê se a lira do poeta – De cada lado estão os nomes dos principais jornais em que escreveu ou colaborou Garcia Redondo. Abaixo estão, de cada lado, as datas 1854 e 1954. Seguem-se os nomes das principais obras do autor e logo abaixo os dizeres: PDF – Homenagem da Biblioteca Municipal – SGE”.



*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page