top of page
  • exlibrisbrasil2020

Ex-libris da Desembargadora Salete Maccalóz

Atualizado: 10 de abr. de 2021


O ex-libris da jurista foi desenhado pela sua irmã que é artista plástica é composto por esse carrinho que carrega alguns livros ponto dentre os títulos estão: A Divina Comédia, a Bíblia Sagrada, a Constituição Federal e o Código Civil. O ex-libris estava no livro ‘A era dos extremos: o breve século XX’, de Eric Hobsbawm, publicado em 1994. (Foto de @oquetemnabiblioteca)



A coleção da desembargadora encontra-se na Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro. Foi doado pela família através de doação em 2017. Além de obras impressas nas áreas de Direito, Filosofia, Artes e Literatura, a desembargadora possuía uma numerosa coleção de DVDs (cerca de dois mil itens) e também de histórias em quadrinhos.


Natural de Soledade (RS), Salete Maccalóz iniciou sua vida profissional como professora no Rio Grande do Sul e lecionou por mais de 40 anos. Após se formar em Direito, passou a ministrar Direito e Processo do Trabalho e Previdência Social em instituições de ensino superior, como PUC e UFRJ. Através de concurso público, tornou-se Juíza Federal, em 1987. Como titular da 7ª Vara Cível do TFR/RJ teve uma atuação destacada e corajosa em defesa das classes populares. Em 2008, foi nomeada como juíza federal do Tribunal Federal da 2ª Região. Salete faleceu em fevereiro de 2017, aos 70 anos.


Quer saber mais sobre esse ex-libris? Então assista a live com a bibliotecária Katia Leal no canal do Youtube da Caçadora de Exlibris.









26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page