top of page
  • exlibrisbrasil2020

Ex-libris de André de Miranda⠀

Atualizado: 10 de abr. de 2021



O artista assim descreve o seu próprio ex-libris:⠀

“Quando comecei a me interessar por Ex-libris em 2004, já havia completado 24 anos que praticava a xilogravura, e o que mais me representaria? O rolinho de borracha que entinta a matriz. Um símbolo deste importante instrumento do xilógrafo apaixonado que sou. Foi assim que fiz meu primeiro Ex-libris. O rolo de impressão apoiado sobre o detalhe de uma matriz entintada. Depois disso fiz outros, mas é este que sempre usei e uso oficialmente em toda minha biblioteca”. (André de Miranda, gravador)⠀

Medidas: 7,5 x 6,5 cm⠀

Impressão em linóleo.⠀

Produzido em 2004.⠀


André de Miranda - Gravador, pintor, desenhista, ilustrador e artista educador, iniciou sua atividade artística aos 15 anos no Rio de Janeiro. Estudou desenho e pintura com Jemile Diban e Maria Cecília de Castro Pinto; xilogravura com Ciro Fernandes, Marcelo Soares, José Borges e Anna Carolina; gravura em metal com Marcelo Frazão e Heloísa Pires Ferreira.

Morou de 1993 a 1997 na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, onde ministrou oficinas de Xilogravura em diversas cidades e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professor de desenho no SENAI da Construção Civil Rio de Janeiro em 1999. Fez diversas palestras sobre gravura em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, Goiás e Acre. Foi membro do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Já realizou mais de 300 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira e possui obras em importantes acervos no Brasil. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro – RJ.


Conheça mais sobre o gravador André de Miranda e sobre todo processo da criação desde o desenho até a impressão do ex-libris na live no canal do Youtube da Caçadora de Exlibris.




57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page