top of page
  • exlibrisbrasil2020

Ex-libris de Francisco Matarazzo Sobrinho

Atualizado: 21 de nov. de 2021


Em 2017, conheci a Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo. Inaugurado em 2014, possui um acervo com aproximadamente 3.000 publicações considerados raros sobre livros de arte e artistas. Parte do acervo pertenceu a Francisco Matarazzo Sobrinho e na visita guiada pela bibliotecária Cecilia Bedê tive a oportunidade de conhecer o acervo raro e também o belíssimo ex-libris de Francisco Matarazzo Sobrinho que está em boa parte da coleção.


Francisco Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como Ciccillo Matarazzo, foi um industrial, mecenas e político ítalo-brasileiro. Filho de Andrea Matarazzo e sobrinho do conde Francesco Matarazzo. Casou-se em 1943, no México, com Yolanda Penteado, desquitada de Jaime da Silva Teles. (Wikipédia)


"A biblioteca reúne uma das mais importantes coleções de livros de arte do país. São 3.031 volumes considerados raríssimos, que se destacam pela beleza gráfica de seu interior. “O valor cultural das obras raras desta coleção é incalculável”, avalia José Augusto Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi). Datados de 1750 a 1976, os livros de arte e de artistas – pintores, gravadores, desenhistas, impressores e encadernadores - têm tiragem limitada e alguns são assinados pelos próprios autores. “A biblioteca possui muitos livros que são obras de arte, que estão aqui mais para ser admirados que lidos. Temos álbuns raros, com gravuras originais e assinadas, e é isso que eu acredito ser o grande diferencial. Estamos realizando agora uma curadoria de todos os livros que têm dedicatória, pois alguns possuem dedicatórias do próprio artista”, conta a curadora da coleção, Aída Cordeiro, que trabalhou doze anos no MAC/USP. A curadoria teve como critério de organização, além do destaque para as obras raras, os assuntos, tais como livros de artista; teoria, história e crítica da arte; revistas de arte; livros sobre museus e os álbuns, que são aqueles que vêm acompanhados de obras de arte em papel, reproduções em maior escala e ilustrações destacáveis." Unifor notícias, n. 238 – maio de 2014. 

Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo

Funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e de 14h às 17h30. Sábado, das 9h às 13h. Visitas podem ser agendadas pelo e-mail: bibliotecamatarazzo@unifor.br Mais informações: 3477 3111/ 3477 3377

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page