top of page
  • exlibrisbrasil2020

O que são remarcas nos ex-líbris?

Por Mary Komatsu*


Os ex-líbris normalmente tem ilustrações e divisas contendo lemas do seu proprietário. Mas além desses elementos, alguns ex-líbris possui as chamadas remarcas.


Mas afinal o que são remarcas?


Remarcas são pequenos desenhos que o gravador faz ao redor do desenho principal, para marcar o progresso da gravação (vários estados sucessivos).


Ex libris W. E Daignault.

As remarcas podem também ser elementos extras de ornamentação que estão presentes em alguns exemplares de ex-líbris. Como podemos notar nos ex-líbris de Mary Alice Ercolini; Mary Flxeckiger e Marianne Zinzinger.



No ex-líbris do Alceu Campos Pupo notamos a presença dessas remarcas na parte de baixo da imagem. São imagens extras feito pelo artista que fez a gravura  contendo símbolos dos bandeirantes. Quem fez o desenho foi o José Watsh Rodrigues mas quem gravou foi o Luis de Navarra responsável pelas remarcas.



Para homenagear o artista Alberto Lima, o pesquisador  Luiz Felipe Stelling criou este ex-líbris. Trata-se de um ex-líbris heráldico em que podemos notar no canto inferior direito a presença de um remarca com o desenho do Cristo Redentor, que segundo Stelling é uma remarca obtidos de vários dos ex-líbris do Alberto Lima.




*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.

98 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page