top of page
  • exlibrisbrasil2020

O que é clichê?

Por Luiz Felipe Stelling*



Foto: Marcelo Calheiros


Os exemplares de um ex-libris podem ser produzidos por processos reprodutivos (como o offset) e por processos artísticos (como a xilogravura).


O clichê metálico, que foi utilizado no final do século 19 e praticamente todo o século 20, é uma placa de metal com o desenho em relevo, semelhante a um carimbo, sobre a qual se aplica a tinta de impressão.

Essa placa metálica, fixada em um taco de madeira, era utilizada em impressão por tipografia, daí clichê tipográfico. Atualmente a impressão é por offset, e não se usa mais clichês. Na atualidade, em alguns casos, para fazer um impresso de luxo à moda antiga, algumas gráficas utilizam clichês metálicos ou feitos de um polímero plástico. De qualquer modo, o clichê é um método de impressão que reproduz um desenho ou foto.


Foto: Marcelo Calheiros


*Luiz Felipe Stelling - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Pesquisador e colecionador de ex-líbris desde 1992.

514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page