top of page

Boas Festas e a Retrospectiva da Caçadora de Ex-líbris 2025!

Por Mary Komatsu (Caçadora de Ex-líbris)





O ano de 2025 marcou um importante avanço na trajetória da Caçadora de Ex-líbris. Com lives, palestras, visitas técnicas e ações de difusão cultural, o projeto ampliou seu alcance, fortaleceu parcerias e conquistou reconhecimento internacional.



Entre os destaques do ano, está a visita à Biblioteca Nacional de Brasília, onde foram explorados o acervo de obras raras, iniciativas de democratização da leitura e ex-líbris de coleções raras do acervo. Em maio, Mary Komatsu apresentou a palestra “Ex-líbris em Portugal e no Brasil: arte e identidade entre dois mundos” no Real Gabinete Português de Leitura, fortalecendo o diálogo luso-brasileiro sobre memória e identidade gráfica.







Em junho, a Caçadora participou da programação da UNICAMP com a roda de conversa “Ex-líbris: pequenas obras, grandes histórias” e de uma oficina prática de gravura e tipografia. O ex-librismo também inspirou novos projetos, como o TCC apresentado na ESPM, que propôs uma cafeteria literária imersiva baseada no universo dos ex-líbris.








No campo do colecionismo, a participação na Feira de Multicolecionismo do São Gonçalo Shopping aproximou novos públicos desse universo, permitindo contato direto com visitantes curiosos e colecionadores experientes.


O ano foi coroado em outubro com o reconhecimento internacional: o canal Caçadora de Ex-líbris foi citado na FISAE Newsletter nº 516, publicação oficial da Federação Internacional de Sociedades de Ex-líbris, destacando o trabalho de divulgação realizado no Brasil.



Com dezenas de lives, lançamentos de e-books e atividades ao longo dos meses, 2025 consolidou a Caçadora de Ex-líbris como uma referência na preservação e promoção da arte ex-librista. A Caçadora de Ex-líbris agradece a todos que acompanharam, apoiaram e contribuíram para mais um ano de crescimento, memória, paixão pelos livros e também pela sua arte em miniatura, os ex-líbris.


Que 2026 nos encontre com as páginas abertas para novas histórias, novos encontros e novos ex-líbris porque cada marca que deixamos no mundo começa com a coragem de virar a próxima página.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page