• exlibrisbrasil2020

Live da Biblioteca Nacional: Biblioteconomia, Pesquisa e Redes Sociais

Atualizado: 25 de set. de 2021

Três bibliotecárias, de diferentes lugares e perspectivas, conversam sobre a evolução da biblioteconomia, a relação com as pesquisas e as redes sociais. Em episódio da série de “Lives da BN”, Gabriela Pedrão e Mary Komatsu tratam de como buscam envolver a biblioteconomia através das redes sociais. Para comentar, a servidora da FBN, chefe do PLANOR, Rosângela Von Helde comenta sobre a evolução da biblioteconomia no ensino, na gestão e no acesso à informação.



A Biblioteconomia é uma das ciências que mais evoluiu ao longo dos anos, se adaptando e se reinventando em consonância com o surgimento de novas tecnologias. Se utiliza dessas ferramentas para o aprimoramento do ensino, dos processos de gestão administrativa, de tratamento e acesso à informação e da proximidade com o público. Nesse contexto surgem as consultas online, as bibliotecas digitais, a comunicação através das redes sociais, as visitas virtuais, as lives, os cursos e eventos realizados por acesso remoto. É gratificante constatar que estas ações contribuem para o entretenimento, na construção e aprimoramento de novos saberes e na consolidação de redes de sociabilidade, elementos fundamentais para o fortalecimento da cultura de um país.


Vale destacar como as redes sociais têm sido uma ferramenta importante para a divulgação científica e profissional. Segundo Gabriela Pedrão, “para as bibliotecárias e bibliotecários vai além e se torna uma ferramenta informacional que atinge grandes públicos”. Com efeito, tanto a difusão de informação como promoção da leitura são provocadas em canais de Youtube – como no caso de Gabriela em “É o último, juro!”), como aquilo que há de mais refinado e clássico na biblioteconomia acaba ganhando seu lugar especial, tal como faz Mary Komatsu em seu canal, “Caçadora de Exlibris”.


Data: 23/09/2021

Horário: 17h às 18h


Transmissão pelo Canal da FBN no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=5O57nnWib_U&t=3890s


Gabriela Pedrão é bibliotecária (USP) e doutora em Ciência da Informação (UNESP). Atua em biblioteca escolar há 10 anos e há 7 é produtora de conteúdo do canal ‘É o último, juro!’. Gabriela também é mediadora do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, foi bolsista pesquisadora do PNAP na Biblioteca Nacional e laureada com o Prêmio Laura Russo de Biblioteconomia, ambos em 2017.

Mary Komatsu é bibliotecária, atuou no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro entre 1986 a 2019. Colaboradora na Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte -REDARTE/RJ. Fez a curadoria da narrativa virtual sobre Ex-libris intitulado "Dos Livros: Ex-libris nas coleções do MNBA" para o Projeto Google Art do MNBA, participou do Projeto "A Eloquência dos Livros: Marcas de Proveniência Bibliográfica" cadastrado no Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO e vinculado ao Grupo de Pesquisa "Estudos sobre Patrimônio Bibliográfico"(2018-2020). Criadora e administradora do canal Caçadora de Exlibris e membro do grupo recém-criado intitulado Grupo Ex-libris Brasil.

Rosângela Rocha Von Helde é bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UNIRIO, 1994). Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade (Universidade Cândido Mendes, 2004). Chefia o Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) da Fundação Biblioteca Nacional (2005-). Atua nas áreas de identificação, análise e descrição bibliográfica de livros raros. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: História do Livro, História das Bibliotecas, Livros Raros, Ex-Libris, Políticas de Gestão de Acervos Raros e Especiais.

Fonte: Biblioteca Nacional



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo