top of page
  • exlibrisbrasil2020

Mensagem de Boas Festas e Retrospectiva 2023!

Por Mary Komatsu (Caçadora de Ex-líbris)





Já se vão mais de 03 anos que a  Caçadora de Ex-líbris foi criada e ao longo desse período inúmeras conexões ex-libritas envolvendo diversos segmentos de profissionais. Neste ano (2023) a Caçadora finalizou o ano com 19 lives. Entre os diversos convidados, destaco a entrevista do editor Plinio Martins Filho, autor do livro “Ex-libris - Coleção Livraria Sereia de José Luis Garaldi, Tobias Stourdzé Visconti, neto do artista Eliseu Visconti e o bibliófilo cearense José Augusto Esteves. 


Neste ano comemorou os 120 anos de criação do  ex-líbris   da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, criado pelo artista Eliseu Visconti. E para homenagear o artista o o ex-líbris da BN, p Grupo Ex-líbris Brasil (GELB) preparou um Projeto para a edição de um livro digital e que foi submetido à Biblioteca Nacional. Até o fechamento deste relatório não tivemos ainda um parecer sobre o projeto.


Quanto ao GELB, foram realizadas um total de 11 reuniões na plataforma meet, além de várias tratativas com relação ao grupo, sendo que  a maior parte das reuniões foram voltadas para o projeto do livro comemorativo do Eliseu Visconti.


Em junho fui conferir pessoalmente a International Exhibition: Xilo Ex-Libris Brazil 2022 no Museu da Xilogravura em Campos do Jordão. Comemorando os 25 anos do museu, foram convidados xilógrafos do Brasil e do exterior, entre eles 131 artistas, sendo 100 brasileiros e 31 estrangeiros para participar desta grande mostra ex-librista.  Aliás, foi a primeira vez que fui a uma exposição de ex-libris. Foi fantástico ver todos reunidos num mesmo espaço, cada um apresentando a sua arte em xilo nos ex-líbris. Fiquei feliz de conferir os ex-líbris de André de Miranda, Marcelo Calheiros, Margarita Gallo, Fábio Sapede (que foi um dos ganhadores do prémio maior), e da Julieta Warman (Menção honrosa). Todos eles já foram entrevistado no canal da Caçadora de Ex-líbris. E que venham mais exposições exlibristas!



Aconteceu em julho, aconteceu a oitava edição do Seminário de Informação em Arte promovido pela REDARTE/RJ, com o tema Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Convervação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus. O evento foi no formato híbrido sendo realizado presencialmente na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e com transmissão ao vivo pelo canal de youtube da BN. Com o trabalho aprovado no seminário, fiz a minha apresentação falando sobre o artista e critíco de arte Quirino Campofiorito e seus ex-líbris. O artigo está disponível nos anais do seminário.



Na ocasião a REDARTE/RJ homenageou o artista e ex-librista André de Miranda com uma placa de reconhecimento pela relevante contribuição para a Gravura. André  ficou muito emocionado agradecendo a todos pela singela homenagem.


Em agosto, a cidade de Niterói recebeu a sua primeira mostra com a temática ex-librista. A exposição “Niterói e os ex-líbris” com a curadoria de Mary Komatsu (Caçadora de Ex-líbris), Luiz Felipe Stellling (Pesquisador e colecionador) e Thalles Siciliano (Bibliotecário) e com o apoio do Centro de Memória Fluminense (CEMEF) e a BCG/UFF, foi inaugurada em grande estilo na Biblioteca Central do Gragoatá – UFF em Niterói. Mais informações no site da Caçadora de Ex-líbris.


Durante a exposição foram realizadas 03 Rodas de Conversa com a finalidade promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris. A primeira foi com o colecionador Luiz Felipe Stelling que falou sobre os Ex-líbris: a marca do dono do livro; a segunda com o artista André de Miranda que debatou sobre a Gravura nos ex-líbris; e fechando com a terceira roda foi com o bibliotecário Carlos Henrique Juvêncio que apresentou o ex-líbris: a biblioteca e o bibliotecário. Sucesso total!



A Caçadora de Ex-líbris também apoiou outras exposições que aconteceram durante o ano. A exposição Ex-líbris Frog Extinction sob a curadoria do Laboratório de História Natural de Anfíbio Brasileiros da UNICAMP em julho e a exposição Ex-líbris: poesia, identidade e posse do livro da Coleção de Marcelo Calheiros organizada pelo artista Marcelo Calheiros na Biblioteca Pública Pelotense em novembro de 2023.



Só gratidão por um ano tão rico e tão enriquecedor para o Canal.


A Caçadora de Ex-líbris deseja um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo repleto de Paz, Alegria, Prosperidade, Saúde e muitos Ex-líbris.


Assista o vídeo de Boas Festas da Caçadora de Ex-líbris



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page