top of page
  • exlibrisbrasil2020

Pequenas obras de arte em exibição: revisitando a 1ª Exposição de Ex-líbris no Brasil


Você sabe o que é ex-líbris?


É uma expressão latina que significa "dos livros" e é empregada para determinar a propriedade de uma publicação. Deste modo, o termo indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de". A inscrição pode estar em uma pequena ilustração colada na parte interna do livro, em geral nas primeiras folhas, indicando o seu proprietário. Essa vinheta contém um logotipo, brasão ou desenho e, a grande maioria, conta também com um lema ou citação.


1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris (1942). Acervo do Arquivo Histórico do MNBA.

No mês de maio de 2022, comemora-se 80 anos da 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris realizada no Museu Nacional de Belas Artes. E para celebrar esse marco do ex-librismo brasileiro, lançamos a exposição “Pequenas obras de arte em exibição: revisitando a 1ª exposição de Ex-líbris no Brasil” na plataforma Google Arts & Culture MNBA.


Com curadoria da bibliotecária Mary Komatsu Shinkado, que trabalhou no MNBA, a mostra virtual rememora por meio de fotografias, documentos, clippings e publicações do acervo do Arquivo Histórico e Biblioteca do MNBA, o empenho dos organizadores da exposição de 1942 para divulgar o ex-líbris no Brasil. O evento também revisita essa exposição ressaltando o fascínio por essa arte em miniatura.


A mostra virtual "Pequenas obras de arte em exibição: revisitando a 1ª exposição de Ex-líbris no Brasil” vai estar disponível na página do Museu Nacional de Belas Artes na plataforma Google Arts & Culture e no link abaixo:


24 visualizações0 comentário
bottom of page