top of page

Árvores, livros e símbolos que atravessam séculos 

Por Mary Komatsu*


Você sabia que a árvore é um dos elementos mais recorrentes na iconografia dos ex-líbris? Muitas vezes aparece ligada ao sobrenome do proprietário, como no meu caso, em que um pinheiro ( Komatsu = "pequeno pinheiro", em japonês) se tornou a imagem escolhida para o meu ex-líbris. Mas a árvore vai muito além da herança familiar: ela simboliza força, resistência, estabilidade e também a ligação entre o céu e a terra.


Ex-líbris de Mary Komatsu. Desenho Bruna Kim, 2021
Ex-líbris de Mary Komatsu. Desenho Bruna Kim, 2021

Na tradição bíblica, por exemplo, o Livro do Gênesis menciona a Árvore da Vida, um símbolo de plenitude e eternidade. É como se cada árvore representasse o próprio ciclo do conhecimento e da existência.


Não por acaso, a árvore também foi adotada como marca tipográfica por grandes editoras. Uma das mais conhecidas é a da Casa Elzevir (House of Elzevir), editora familiar holandesa fundada em 1580. Seu emblema mostrava uma árvore acompanhada do lema em latim Non Solus (“não estou sozinho”), muitas vezes com a figura que representa o filósofo Sócrates sob sua sombra, evocando seus ensinamentos. A metáfora é clara: assim como a árvore dá frutos, o editor oferece ao mundo os frutos do conhecimento: os livros.


Marca da Editora Elsevier
Marca da Editora Elsevier

A famosa Elsevier, empresa editorial fundada em 1880 na Holanda, herdou esse nome e inspiração simbólica da antiga Casa Elzevir. Hoje, é uma das maiores editoras científicas do mundo, especializada em conteúdos científicos, técnicos e médicos, publicando mais de 20.000 produtos para as áreas de educação, ciência e saúde em escala global.


Assim como nos ex-líbris, a simbologia nas marcas tipográficas mostra como imagem e palavra caminham juntas na preservação e disseminação do conhecimento.

 

Referências


CAÇADORA DE EX-LÍBRIS. Live "ite ad vendentes, et emite vobis - o ex libris de jean-thomas aubry no acervo da bpemg" [vídeo]. YouTube, 29 de jul 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=avnA15ANGZs&t=3139s. Acesso em: 12 set. 2025.


MACHADO, Ubiratan. A etiqueta de livros no Brasil: subsídios para uma história das livrarias brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes, 2003.


WIKIPÉDIA. Elsevier. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elsevier. Acesso em: 10 set. 2025.



*Mary Komatsu - Bibliotecária e administradora do canal Caçadora de Ex-líbris.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page